21/07/2014

Por que a contratação de Dunga é péssima para o futebol brasileiro

Em vez de reformularem realmente o futebol trazendo um técnico estrangeiro, a CBF decidiu recontratar Dunga, que treinou a seleção na Copa de 2010, na qual o Brasil foi eliminado pela Holanda. Durante sua passagem pela seleção, se destacou por insistir em jogadores como Felipe Melo, Michel Bastos e Kléberson, todos convocados, que além de não se destacarem em seus times, na copa nada fizeram, e em jogadores já claramente ultrapassados, como Gilberto Silva, em vez de utilizar Hernanes, que jogava muita bola na Lazio e não foi nem convocado, além de deixar o hoje capitão Thiago Silva no banco e escalar Lúcio e Juan.
Depois de deixar a Seleção (em 2010), seu único trabalho foi treinar o Internacional de Porto Alegre, não durando nem uma temporada completa, com exatos 52 jogos no comando do clube.
É esse o treinador que a CBF quer convencer o Brasil que é a melhor opção para o cargo, sem ao menos considerar um estrangeiro, ou mesmo algum brasileiro que tenha tido sucesso nos últimos anos, como Tite ou Marcelo Oliveira?
Eu realmente não consigo imaginar uma opção pior do que ele.

09/07/2014

O maior vexame da história do futebol brasileiro

A derrota por 7x1 para a Alemanha, dentro de casa, em uma semifinal de Copa do Mundo é, sem sombra de dúvida, a maior derrota da história do futebol brasileiro. Muito pior que o Maracanazzo, que a eliminação do time mágico de 82 nas mãos da Itália ou que os 3x0 da final de 1998.
Sem contar com seus dois principais jogadores, faltou a Felipão humildade para reconhecer que o Brasil era tecnicamente inferior e deveria jogar "como time pequeno", na defensiva, em vez de buscar acuar a poderosíssima Alemanha. Tivesse jogado dessa forma, teria, mais provavelmente, perdido também, mas ao menos não teria sido humilhado. E se, jogando dessa forma, Gana e Argélia deram muito trabalho aos alemães, porque o Brasil não poderia? Jogando com 3 atacantes e dando liberdade aos laterais, ocorreu uma desorganização táctica inacreditável no meio campo brasileiro. Cada vez que o Brasil perdia a bola a Alemanha tinha um 4 contra 3 a partir da linha de meio de campo, e a partir daí, com o incrível entrosamento e qualidade técnica de seus atacantes, os gols foram saindo. Destaque para o segundo gol alemão, que fez com que Miroslav Klose ultrapassasse Ronaldo Fenômeno e se tornasse o maior artilheiro da história das Copas, justamente contra o Brasil. A maior parte dos gols alemães saiu em gols quase de pelada, em que ficaram tabelando na área brasileira, botando o adversário cada vez mais na roda
Nunca tinha visto 4 gols em 9 minutos, e não acho que voltarei a ver, mas, se acontecer, não será em uma semifinal de Copa do Mundo, contra a Seleção anfitriã.
Com a vitória a Alemanha se torna a seleção mais vezes finalista em copas do mundo, atingindo sua oitava final, contra sete do Brasil.
Vale também lembrar que com seu gol hoje Thomaz Muller chega a seu décimo gol em copas, aos 24 anos e apenas em sua segunda copa (o recorde, atingido hoje por Klose é de 16). Pelé, em quatro copas, fez 12. É muito provável que o recorde de Klose não dure por muito tempo...