A derrota por 7x1 para a Alemanha, dentro de casa, em uma semifinal de Copa do Mundo é, sem sombra de dúvida, a maior derrota da história do futebol brasileiro. Muito pior que o Maracanazzo, que a eliminação do time mágico de 82 nas mãos da Itália ou que os 3x0 da final de 1998.
Sem contar com seus dois principais jogadores, faltou a Felipão humildade para reconhecer que o Brasil era tecnicamente inferior e deveria jogar "como time pequeno", na defensiva, em vez de buscar acuar a poderosíssima Alemanha. Tivesse jogado dessa forma, teria, mais provavelmente, perdido também, mas ao menos não teria sido humilhado. E se, jogando dessa forma, Gana e Argélia deram muito trabalho aos alemães, porque o Brasil não poderia? Jogando com 3 atacantes e dando liberdade aos laterais, ocorreu uma desorganização táctica inacreditável no meio campo brasileiro. Cada vez que o Brasil perdia a bola a Alemanha tinha um 4 contra 3 a partir da linha de meio de campo, e a partir daí, com o incrível entrosamento e qualidade técnica de seus atacantes, os gols foram saindo. Destaque para o segundo gol alemão, que fez com que Miroslav Klose ultrapassasse Ronaldo Fenômeno e se tornasse o maior artilheiro da história das Copas, justamente contra o Brasil. A maior parte dos gols alemães saiu em gols quase de pelada, em que ficaram tabelando na área brasileira, botando o adversário cada vez mais na roda
Nunca tinha visto 4 gols em 9 minutos, e não acho que voltarei a ver, mas, se acontecer, não será em uma semifinal de Copa do Mundo, contra a Seleção anfitriã.
Com a vitória a Alemanha se torna a seleção mais vezes finalista em copas do mundo, atingindo sua oitava final, contra sete do Brasil.
Vale também lembrar que com seu gol hoje Thomaz Muller chega a seu décimo gol em copas, aos 24 anos e apenas em sua segunda copa (o recorde, atingido hoje por Klose é de 16). Pelé, em quatro copas, fez 12. É muito provável que o recorde de Klose não dure por muito tempo...
Sem contar com seus dois principais jogadores, faltou a Felipão humildade para reconhecer que o Brasil era tecnicamente inferior e deveria jogar "como time pequeno", na defensiva, em vez de buscar acuar a poderosíssima Alemanha. Tivesse jogado dessa forma, teria, mais provavelmente, perdido também, mas ao menos não teria sido humilhado. E se, jogando dessa forma, Gana e Argélia deram muito trabalho aos alemães, porque o Brasil não poderia? Jogando com 3 atacantes e dando liberdade aos laterais, ocorreu uma desorganização táctica inacreditável no meio campo brasileiro. Cada vez que o Brasil perdia a bola a Alemanha tinha um 4 contra 3 a partir da linha de meio de campo, e a partir daí, com o incrível entrosamento e qualidade técnica de seus atacantes, os gols foram saindo. Destaque para o segundo gol alemão, que fez com que Miroslav Klose ultrapassasse Ronaldo Fenômeno e se tornasse o maior artilheiro da história das Copas, justamente contra o Brasil. A maior parte dos gols alemães saiu em gols quase de pelada, em que ficaram tabelando na área brasileira, botando o adversário cada vez mais na roda
Nunca tinha visto 4 gols em 9 minutos, e não acho que voltarei a ver, mas, se acontecer, não será em uma semifinal de Copa do Mundo, contra a Seleção anfitriã.
Com a vitória a Alemanha se torna a seleção mais vezes finalista em copas do mundo, atingindo sua oitava final, contra sete do Brasil.
Vale também lembrar que com seu gol hoje Thomaz Muller chega a seu décimo gol em copas, aos 24 anos e apenas em sua segunda copa (o recorde, atingido hoje por Klose é de 16). Pelé, em quatro copas, fez 12. É muito provável que o recorde de Klose não dure por muito tempo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário