19/11/2012

Palpites da NBA

Como fiz ano passado, esperei umas duas semanas do começo da temporada para colocar meus palpites, aqui vão eles:

Oeste:

1: San Antonio Spurs
2: Oklahoma City Thunder
3: Los Angeles Lakers
4: Memphis Grizzlies
5: Los Angeles Clippers
6: Minnesota Timberwolves
7: Denver Nuggets (o time começou decepcionando muito, mas vai reagir)
8: Portland Trail Blazers (Liliard e Aldridge estão jogando bem, mas a falta de banco impede mais)

Leste:

1: Miami Heat (jura?)
2: Atlanta Hawks
3: Milwaukee Bucks
4: NY Knicks
5: Boston Celtics
6: Brooklynn Nets
7: Chicago Bulls
8: Philadelphia 76ers

MVP: LeBron James
Calouro do Ano: Damian Liliard
Jogador que mais evoluiu: Joakim Noah
Reserva do Ano: Ray Allen
Técnico do Ano: Tim Tibodheu
Time Surpresa: Milwaukee Bucks
Time Decepção: Indiana Pacers

16/11/2012

No primeiro dia, os favoritos venceram

No primeiro dia da final da Davis, o melhor tenista em cada uma das partidas venceu. Na primeira partida, David Ferrer foi esplêndido e derrotou facilmente o aplicado Stepanek, por 3x0, abrindo o placar para os favoritos. No segundo jogo, a esperança tcheca. Se Almagro fosse capaz de bater Berdych e abrir 2x0, praticamente selaria o confronto, pois Almagro seria favorito absoluto contra Stepanek. Nicolás cumpriu o que Alex Corretja (técnico da Espanha) queria, no mínimo. Levou Berdych ao limite desgastando-o. Ferrer teve o mesmo desgaste, mas hoje não jogou por 4 horas, e nem terá que jogar a dupla, que será decisiva, pois uma vitória espanhola deixaria Ferrer e companhia com uma mão na taça, pois Tomas estará totalmente exausto e, mesmo que ele se supere e bata Ferrer, Almagro provavelmente vencerá e dará o sexto título para a Espanha. A dupla, entretanto pode ser uma dor de cabeça para os Ibéricos, pois Marc López e Marcel Granollers acabaram de vencer o Finals em partidas longas, e apesar de terem 4 dias para descansar, podem ainda estar desgastados, e a dupla tcheca (também disputou o Finals, Berdych em simples e Stepanek em duplas, com Leander Paes), não foi tão longe e tem um bom entrosamento, com 11 vitórias e apenas 1 derrota em Copa Davis.

15/11/2012

Varejão tem ótimo início e pode ser primeiro brasileiro All-Star

O pivô do Cleveland Cavaliers Anderson Varejão teve um começo espetacular, com belas médias de 15 pontos e 14 rebotes (segundo da NBA), somando-se a isso sua bela participação defensiva, que não aparece nas estatísticas, ele vai fazendo sem dúvida sua melhor temporada na liga. Ano passado ele já bateu na trave, quase sendo um All-Star (reserva, mas mesmo assim é ótimo), e seria o primeiro brasileiro a fazê-lo. Esse ano, com participações ainda melhores, tem ainda mais chances. Ele tem chance apenas de ser reserva, pois com a regra nova, que faz com que você não escolha dois alas, e sim 3 jogadores de "frontcourt", por isso ele terá que competir com Carmelo Anthony, LeBron James, Andrew Bynum...
Falando em All-Star, Kevin Love, Dirk Nowitzki e Andrew Bynum estão machucados e ainda não jogaram, mas como é o público que vota, e o público gosta deles, eles têm chance.


13/11/2012

Federer começa bem ambos os sets mas não tem consistência e perde para Djokovic

Federer com seu troféu de vice campeão
 Foto: Paulo Magalhães
No começo do jogo, Federer jogava um tênis inacreditável. Venceu os primeiros 3 games perdendo apenas 1 ponto, e fazia de tudo. Slices, top spin, deixadas, colocava tranquilamente a bola em todos os cantos da quadra, fazendo o número 1 do mundo correr. No Game 4, o sérvio, sabendo que se fosse quebrado pela segunda vez podia dar adeus ao set, acordou e venceu o game. Isso desestabilizou o suíço, que passou a errar demais o primeiro saque e foi quebrado logo em seguida. Ambos mantiveram seus serviços até o tie-break, onde Federer perdeu por falta de agressividade. No segundo set, mais uma vez Roger começou melhor, acuando Djokovic, e mais uma vez quebrou logo de cara, dessa vez mantendo seu serviço até 5/4, quando tinha 40/15, mas errou 3 bolas em 4 pontos, foi quebrado duas vezes em sequencia e perdeu a partida. Federer jogou muito bem na rede, durante todo o jogo, mas subiu pouquíssimo na rede. Acho que ele poderia ter subido muito mais, pois seus voleios estavam entrando, mas ele demonstrou um pouco de "medo" para subir na rede, o que poderia ter equilibrado o jogo. Djokovic mais uma vez demonstrou seu poder de reação, mas apesar dos bons começos de Federer, Nole poderia começar os sets muito melhor, mais focado.
Djokovic levanta o troféu do Finals
Foto: Paulo Magalhães

12/11/2012

Mike D'Antoni é o novo técnico do Lakers

O time de Los Angeles contratou o técnico Mike D'Antoni depois de não chegar a um acordo com Phil Jackson. Eu acho que D'Antoni não é um técnico suficientemente bom para levar os Lakers ao título, pois o time não tem no time titular bons chutadores de 3 pontos além de Kobe para orquestrar o pick'roll de Nash e Dwight, e além disso D'Antoni terá dificuldades para orquestrar um bom sistema defensivo. Mas apesar disso, é sim possível que os Lakers cheguem ao título, pois um time com 3 jogadores com certeza no Hall da Fama (Kobe, Nash e Dwight) e um possível (Gasol) pode alcançar o impossível. Mas o Lakers deveria considerar assinar com Mickael Pietrus, Josh Howard ou Kenyon Martin, que depois de tanto tempo sem clube devem aceitar o mínimo de veterano, para compor o horrível banco de reservas.

Nole vira sobre Delpo e Federer bate Murray

 Del Potro começou a partida acuando o número 1 do mundo, utilizando seu afiadíssimo forehand com bolas profundas, dando winners de todos os lados. Apesar disso, depois de vencer o primeiro set por 6/4, ele saiu de ritmo, dando espaço para a reação de Djokovic, que começou a jogar bem, aproveitando-se do fato de que Del Potro passou a jogar com ritmo, fixando-se totalmente em seu backhand (o melhor do circuito), dando oportunidade de que Djoko desse muitos winners e empatasse a partida. No terceiro set, como muitas vezes faz, Delpo praticamente desistiu do jogo, abrindo as portas para a vitória do sérvio, em 4/6 6/3 6/2.

Djokovic tenta Grand Willie
Foto: Gabriel Magalhães
 Roger Federer foi anunciado nos alto-falantes como campeão de 2012 do Finals pelo alto-falante, e começou mal a partida (aparentemente determinado a tornar falsa a previsão do narrador). Tomou uma quebra logo no primeiro game, e rapidamente se viu atrás em 4/2. Conseguiu, quando Murray sacava em 4/3, a devolução da quebra. Quando o escocês sacava em 4/5 Federer foi bem e chegou ao set point. Mas Murray, com saque afiadíssimo, reagiu e levou o jogo ao tie-break. Nele, Roger foi mais consistente e levou o primeiro set. No segundo, Murray praticamente abandonou, ficando irritado e perdeu por 6/2.

Murray bate Backhand na derrota para Roger Federer
Foto: Gabriel Magalhães








10/11/2012

A demissão de Mike Brown e o futuro do Lakers

Depois de um péssimo começo de temporada, com 4 derrotas e apenas uma vitória, o técnico Mike Brown foi demitido do Los Angeles Lakers. Apesar da lesão de Nash que jogou apenas os dois primeiros jogos, o Lakers tem um time plenamente suficiente para ir bem no ano, com Kobe, Dwight e Gasol. O time respondeu bem à isso, com bela vitória ontem à noite sobre o Golden State Warriors, com o time inteiro jogando bem, e L.A. já pode estar começando sua virada na temporada. Os Lakers agora vão atrás de Phil Jackson, o único técnico com quem o time ganhou algo desde Magic Johnson, o que é uma decisão acertada, pois a primeira coisa que um técnico do Lakers precisa fazer é ganhar a confiança de Kobe Bryant, pois se ele estiver feliz o técnico não sai, e Phil Jackson não precisa disso, por ter guiado-o a seus 5 títulos, além do fato de ser um espetacular técnico. Se PJax não quiser deixar a aposentadoria as principais opções são os também bons técnicos Mike D'Antoni,  Jerry Sloan e Mike Krizewski. Dentre esses eu escolheria Jerry Sloan, pois Krzewski não conseguiria administrar bem os egos, sendo essencialmente um técnico universitário e D'Antoni é um técnico essencialmente ofensivo, enquanto os problemas dos Lakers são na defesa.