17/09/2014

Mano Menezes precisa de semancol

 O elenco corintiano é forte, com jogadores de alto nível no meio e no ataque, uma defesa muito boa e um cão de guarda (Ralf) que não deixa passar uma, apesar disso o técnico Mano Menezes escala o time de forma absurda jogando com três volantes, um meia que marca e arma (chega 10 minutos do segundo tempo está exausto), dois atacantes que tem de marcar a lateral o jogo inteiro. Quem sobra no ataque? Ninguém.
    O fato é que o Corinthians, apesar de ter um time forte, não consegue desenvolver seu ritmo em todos os jogos por conta da preocupação excessiva com a defesa e o descaso com o ataque. Mano Menezes exige a Luciano e Malcom que venham cobrir a lateral, abandonando por completo sua posição de ofício o ATAQUE que não marca gols, por que será? Ou não deixar o Elias sair para receber na área, até mesmo ajudar Renato Augusto na construção de jogadas. Outro problema, é que Mano, faz seu meia armador marcar o tempo inteiro, inteiro, inteiro quando chega o segundo tempo Renato já deu tudo que tinha para dar de fôlego naquele jogo. Mais um problema, o Corinthians ocupa o G-4 deveria ser o time que merecesse receio por parte dos adversários, mas isso não acontece pelo fato de que o meio de campo é constituído por três VOLANTES, TRÊS, com Jadson e Lodeiro no banco, assim não vai para frente mesmo, absurdo!
    O São Paulo joga com dois volantes e dois meias e chega como favorito para o clássico domingo, pois o que vem jogando é futebol de qualidade nível de time europeu, mesmo com uma formação supostamente conservadora e o Corinthians jogando no 4-2-3-1( já que o Petros agora é meia segundo o Mano), joga futebol de time ruim, de time que não tem jogador ou elenco para mostrar bom futebol.
    Agora uma mensagem, coloca o Jadson no lugar do Petros pelo bem do futebol Mano Menezes, por favor para de reclamar com o juiz e ser expulso todo o jogo, coloca o time para frente, centraliza o |Guerreiro que tem jogado de ponta... e pelo amor de Deus não tome mais gol do WALLACE ou do Flamengo... obrigado

15/09/2014

São Paulo bate Cruzeiro e reacende o Brasileirão

Na tarde desse domingo o São Paulo enfrentava o Cruzeiro no Morumbi na "decisão" do Brasileiro. Uma vitória paulista deixaria o líder a apenas 4 pontos, enquanto uma vitória cruzeirense colocaria o time mineiro a 10 pontos do segundo colocado (o próprio São Paulo) e basicamente acabaria com o campeonato. Taticamente, era um confronto entre o 4-2-3-1 " da moda" que usa o Cruzeiro contra o 4-4-2 do São Paulo que era "da moda" há uns 5 anos.
No começo da partida, ambos os times estavam bastante defensivos, respeitando-se mutuamente. Os visitantes começaram um pouco melhor, pressionando muito bem a saída de bola do São Paulo e forçando o time a dar chutões, um dos quais quase rendeu um golaço de Ricardo Goulart "do meio da rua" chutando por cobertura, mas saiu por pouco. Por volta dos 30 minutos, Ganso fez um belíssimo passe para Alan Kardec, que passou para Pato que devolveu para Ganso que deu um belo drible no ótimo Dedé e sofreu pênalti claríssimo. O zagueiro cruzeirense já tinha amarelo e merecia a expulsão, que não veio. Rogério Ceni bateu forte no meio e converteu. O Cruzeiro sofreu muito com o gol, e no último lance do primeiro tempo Kardec lançou Kaká na cara de Fábio que saiu com perfeição para tirar o ângulo do são paulino e evitar o gol. No segundo tempo, só deu São Paulo, que dominou as chances e a posse da bola, com partida impecável do meio para trás do tricolor.
Apesar de alguns gols perdidos, o time da casa ampliou quando Kardec aproveitou seu próprio rebote em um escanteio em falha inadmissível da defesa cruzeirense que deixou o melhor cabeceador do adversário sozinho no meio da área.
Para mim, o melhor em campo foi o zagueiro Édson Silva. Há alguns meses ele nem ficava no banco. Hoje é titular do São Paulo e foi a principal peça para parar os dois artilheiros (Marcelo Moreno e Ricardo Goulart) e o melhor jogador do campeonato brasileiro (Éverton Ribeiro).

21/07/2014

Por que a contratação de Dunga é péssima para o futebol brasileiro

Em vez de reformularem realmente o futebol trazendo um técnico estrangeiro, a CBF decidiu recontratar Dunga, que treinou a seleção na Copa de 2010, na qual o Brasil foi eliminado pela Holanda. Durante sua passagem pela seleção, se destacou por insistir em jogadores como Felipe Melo, Michel Bastos e Kléberson, todos convocados, que além de não se destacarem em seus times, na copa nada fizeram, e em jogadores já claramente ultrapassados, como Gilberto Silva, em vez de utilizar Hernanes, que jogava muita bola na Lazio e não foi nem convocado, além de deixar o hoje capitão Thiago Silva no banco e escalar Lúcio e Juan.
Depois de deixar a Seleção (em 2010), seu único trabalho foi treinar o Internacional de Porto Alegre, não durando nem uma temporada completa, com exatos 52 jogos no comando do clube.
É esse o treinador que a CBF quer convencer o Brasil que é a melhor opção para o cargo, sem ao menos considerar um estrangeiro, ou mesmo algum brasileiro que tenha tido sucesso nos últimos anos, como Tite ou Marcelo Oliveira?
Eu realmente não consigo imaginar uma opção pior do que ele.

09/07/2014

O maior vexame da história do futebol brasileiro

A derrota por 7x1 para a Alemanha, dentro de casa, em uma semifinal de Copa do Mundo é, sem sombra de dúvida, a maior derrota da história do futebol brasileiro. Muito pior que o Maracanazzo, que a eliminação do time mágico de 82 nas mãos da Itália ou que os 3x0 da final de 1998.
Sem contar com seus dois principais jogadores, faltou a Felipão humildade para reconhecer que o Brasil era tecnicamente inferior e deveria jogar "como time pequeno", na defensiva, em vez de buscar acuar a poderosíssima Alemanha. Tivesse jogado dessa forma, teria, mais provavelmente, perdido também, mas ao menos não teria sido humilhado. E se, jogando dessa forma, Gana e Argélia deram muito trabalho aos alemães, porque o Brasil não poderia? Jogando com 3 atacantes e dando liberdade aos laterais, ocorreu uma desorganização táctica inacreditável no meio campo brasileiro. Cada vez que o Brasil perdia a bola a Alemanha tinha um 4 contra 3 a partir da linha de meio de campo, e a partir daí, com o incrível entrosamento e qualidade técnica de seus atacantes, os gols foram saindo. Destaque para o segundo gol alemão, que fez com que Miroslav Klose ultrapassasse Ronaldo Fenômeno e se tornasse o maior artilheiro da história das Copas, justamente contra o Brasil. A maior parte dos gols alemães saiu em gols quase de pelada, em que ficaram tabelando na área brasileira, botando o adversário cada vez mais na roda
Nunca tinha visto 4 gols em 9 minutos, e não acho que voltarei a ver, mas, se acontecer, não será em uma semifinal de Copa do Mundo, contra a Seleção anfitriã.
Com a vitória a Alemanha se torna a seleção mais vezes finalista em copas do mundo, atingindo sua oitava final, contra sete do Brasil.
Vale também lembrar que com seu gol hoje Thomaz Muller chega a seu décimo gol em copas, aos 24 anos e apenas em sua segunda copa (o recorde, atingido hoje por Klose é de 16). Pelé, em quatro copas, fez 12. É muito provável que o recorde de Klose não dure por muito tempo...

15/05/2014

Grupos da Copa: Grupo D

O Grupo D, que é composto de Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica, é o "grupo da morte" dessa copa. Começando pelo Uruguai, este tem uma defesa apenas média, mas tem uma das melhores duplas de ataque do mundial, com Luís Suárez e Edinson Cavani, além de ser semifinalista do último mundial, e, apesar de ter ido mal nas eliminatórias, jogou bem na Copa das Confederações.
 A Itália, que chegou muito perto de tirar a Espanha no ano passado, tem uma defesa muito sólida e bem montada, além de contar com 2 ótimos goleiros - o muito experiente Gianluigi Buffon e o goleiro do PSG, Salvatore Sirigu - e um excepcional atacante em Mario Balloteli e bons meias em Pirlo, Candreva e Marchisio. O melhor time do grupo.
A Inglaterra tem o time mais fraco dos 3 "grandes" do grupo, mas contando com bons jogadores como Chamberlain, do Arsenal, o goleiro Joe Hart, do Manchester City e a estrela do time, o atacante Wayne Rooney, do Manchester United, pode muito bem surpreender.
Sobre a Costa Rica, é um time que eu sinceramente não conheço, mas imagino que não fará nenhum ponto diante de adversários tão fortes.
Acredito que a Itália passe em primeiro e o Uruguai em segundo, mas sendo esse grupo tão parelho, a Inglaterra pode muito bem tirar qualquer um dos dois e se classificar.

14/05/2014

Grupos da Copa: Grupo A

Esse grupo é composto por: Brasil, Croácia, México e Camarões. O Brasil tem o time mais forte do grupo, mas tem que se cuidar, já que nos últimos tempos tem sido notório freguês do México (como as olímpiadas mostraram), este liderado por Chicharito Hernandéz e Giovanni dos Santos e a Croácia que também tem um time forte, com o meia do Real Madrid Luka Modric e o atacante do Bayern de Munique Mario Mandzukic como grandes jogadores e muitos jogadores sólidos, como o lateral direito ex-Totennham Corluka e o meia Kovatic, da Inter de Milão e também pode dar trabalho. Camarões é basicamente um time de um homem só, seu atacante Samuel Eto'o, que já não é mais o mesmo dos tempos de Barcelona, então não deve dar trabalho.
A grande dúvida é quem passa ao lado do Brasil (barrando alguma grande surpresa) . Eu aposto na Croácia. E você?

13/05/2014

Suplentes para a copa de 2014

Hoje, o técnico da seleção brasileira Felipão divulgou a lista de suplentes(reservas, caso haja lesões, cortes e ETC). Vou comentar jogador por jogador:
-Diego Cavalieri, ótimo goleiro, porém o Felipão podia ter chamado alguém de outra posição já que tem 3 grandes goleiros em excelente  forma. Podia chamar mais um meia, por exemplo, que é uma posição escassa.
-Rafinha, só de ser titular do Bayern de Munique não tem discussão.
-Filipe Luís, era pra estar no lugar do Maxwell. É um dos jogadores mais importantes no time do Atlético de Madrid, que está na final da UEFA. Mas, de qualquer jeito foi chamado...
-Miranda, FINALMENTE ele foi convocado. Quem é Henrique?? Miranda está na final da UEFA, um dos melhores jogadores do Atlético de Madrid e era para ter sido a escolha de Felipão no lugar do Henrique.
-Lucas Leiva, assim como o Cavalieri, desnecessário. O time principal do Brasil tem 5 volantes, 5 VOLANTES não precisa de mais nenhum, nem que seja para ser suplente. Podia aproveitar e trazer um atacante ou outro meia mesmo.
-Lucas, já era pra ter sido convocado. É um baita jogador, embora sua temporada(2013) ruim no PSG agora tem feito bons jogos.
-Alan Kardec, NÃO. O Kardec é bom para jogar num time do Brasil, não em uma COPA DO MUNDO. Sem desmerecimento ao cara, fez um ótimo campeonato paulista e SÉRIE B pelo Palmeiras, acredito ainda que ele não vai ter espaço no São Paulo que tem o Luís Fabiano. Esse sim devia ter sido convocado.
Convocaria então:
Rafinha, Miranda, Filipe Luís, Philipe Coutinho(tá destruindo no Liverpool), Lucas, Alex do Coritiba/Robinho( Alex pelo fato de ser um jogador experiente e que pode bater pênaltis sem pressão ótimo cara para ser colocado do banco, e o Robinho porque, também, é um jogador experiente que vai passar confiança para um time muito jovem) e por fim Luís Fabiano que É JOGADOR DE SELEÇÃO.
Valeu, abração.                                                                                      Bento