29/06/2012

Quase que acontece a maior zebra de todos os tempos

Rafael Nadal já havia perdido por 3x2 no dia anterior para o tcheco Rosol (quem?), deixando todos boquiabertos. Aí, Djokovic fica um set atrás, e Federer 2? Depois da derrota de Nadal, que é meu tenista preferido, torci demais para os outros dois perderem, pois seria muito emocionante um Grand Slam sem os 3, com Delpo, Murray e Tsonga disputando o título. Eu realmente não acreditei quando soube da derrota do espanhol. Mas vendo os melhores lances, ficou claro que apesar de Nadal ter realmente jogado mal, o tcheco surpreendeu, com um tênis de altíssimo nível, ainda mais assustador se pensarmos que ele é o 100 do mundo, não o 50.
E tinha tudo para acontecer Isner e Mahut em Wimbledon pelo terceiro ano consecutivo, mas Isner perdeu no quinto set para Alejandro Falla, enquanto Mahut também precisou do quinto set para superar Paolo Lorenzi (aquele qualifier que venceu Bellucci em Roma no ano passado impedindo que ele fosse ao top 20 e que na rodada seguinte venceu um set de Nadal), e depois perdendo para Falla também no quinto set.
Fish também precisou do quinto set para bater James Ward (quem?), quase sendo mais um na lista de
zebras. Além de Murray ter perdido um set e ter tido 0/4 no tie-break do quarto set, Tsonga e Del Potro já perderam sets.
Coisas assim só acontecem na grama...

22/06/2012

Fechou com chave de ouro

LeBron James fechou com chave de ouro o título do Miami Heat na NBA. Jogou muito bem, fez um triple-double (28, 10 e 15), com atuação também espetacular de Mike Miller (7/8 nos 3 pontos) e também de Bosh  e Wade para conquistar seu primeiro título na NBA e o segundo do Miami Heat. Nesta série, James Harden não jogou absolutamente nada, assim como Perkins e Ibaka, e com a irregularidade de Westbrook, sobrou tudo nas mãos de Durant, e aí, como eu disse no último post, foi para o buraco. Foi mais ou menos como o Heat no ano passado, em que Bosh e LeBron amarelaram e ficou tudo nas mãos de Dwyane Wade, que, assim como Durant, é muito bom (Durant é bem melhor, diga-se de passagem) mas não é nenhum gênio e não resolve sozinho.E com isso fechou de longe a melhor temporada da carreira, com MVP, MVP das finais e anel de campeão. 

20/06/2012

Agora o Oklahoma já foi para o buraco

James Harden não está jogando absolutamente nada. Westbrook jogou genialmente mas acabou com as chances do Thunder a 48 segundos do final. Durant foi implacavelmente marcado por LeBron, Shane Battier e Chris Bosh, e com tudo isto, no jogo 4 o Miami Heat venceu por 101 a 96 e abriu ótimos 3/1 e praticamente impossíveis de ser virados. Russel Westbrook fez animalescos 43 pontos, mas quando, faltando 48 segundos, com a diferença em 3 pontos, Dwyane Wade deu um air-ball e Udonis Haslem e James Harden pegaram o rebote ao mesmo tempo (com 0.8 no relógio de chute). Na hora do pula dois, o relógio voltou a 5 segundos. James Harden bateu na bola, mas Battier correu mais que Durant e deu outro tapinha para Chalmers, fora da linha de 3 e com 2 em cima dele, sem posição para chute, com 3s no relógio de chute e 45s para acabar, ou seja, com tempo de sobra para o Thunder pegar a bola e meter de 3 para empatar, ainda com tempo de virar. Aí Westbrook saiu correndo e fez uma falta intencional e completamente desnecessária, e Chalmers, prevendo isso, arremessou de qualquer jeito, tomando a falta no arremesso e convertendo os lances, matando o jogo. A falta do armador decidiu o jogo e foi completamente sem pensar, pois Chalmers não tinha o que fazer com a bola, e ela seria, segundo todas as probabilidades do Thunder, que poderia tentar uma bola de 3 pontos para igualar a partida, mas os 2 pontos de Chalmers colocaram 2 posses de bola no placar e decidiram o jogo.

15/06/2012

LeBron não é mais o mesmo do ano passado

Apesar do Miami Heat ter perdido um dos dois jogos das finais da NBA ante o Oklahoma City Thunder, em ambos ficou óbvio que LeBron não é mais o jogador que abandonou Dwyane Wade sozinho contra o Dallas Mavericks no ano passado. Jogou muito bem em ambos, ajudando a quebrar o mando de quadra do adversário em um emocionantíssimo jogo 2. No jogo 2, Chris Bosh também jogou muito, com 16 pontos e 15 rebotes. O reserva Shane Battier fez ótimos 17, a maior parte deles em lances de isolamento nos 3 pontos. Wade também contribuiu ao time com 24 pontos. E mesmo assim o Thunder ( que saiu 18-2 atrás no início do jogo) quase virou o jogo. E aí que a mudança fundamental de LeBron apareceu. Jogou um ótimo final de jogo, ajudando o Heat a fechar o jogo com 100 a 96.

11/06/2012

Com ajuda da chuva, Nadal bate Djokovic e conquista o hepta

O espanhol foi soberano nos primeiros dois sets, abrindo 2x0 sem grandes dificuldades. No terceiro set, rapidamente conquistou uma quebra e pareceu que levaria tranquilamente a vitória. Surpreendentemente, Djokovic reagiu, ganhou 6 games seguidos e levou o set. No quarto set, Nole abriu 2x1 com uma quebra de vantagem até a chuva interromper o jogo, claramente ajudando o espanhol, que quebrou o momento do sérvio que vinha jogando muito bem. Hoje, quando o jogo voltou, Nadal devolveu a quebra no primeiro game (depois de voltar) e confirmou o serviço. Aí, até Djoko sacar em 5/6, todos confirmaram os serviços. No décimo segundo game, Nadal lutou muito e conseguiu um match-point, para Nole dar uma dupla-falta e Nadal conquistar o título. Com a vitória, Nadal pela terceira vez impede um tenista (todas na final de RG) de conquistar os quatro Grand Slams consecutivos, mantendo o recorde do australiano Rod Laver. Com este título ele iguala os 11 Grand Slams de Bjorn Borg e o supera em títulos de Roland Garros, se tornando o maior vencedor do torneio com 7 títulos.

06/06/2012

De novo, passou raspando

De novo, quase que Roger Federer e Novak Djokovic são eliminados. E ambos ficaram ainda mais perto da eliminação do que haviam ficado contra Andreas Seppi e David Goffin. No jogo de Djokovic, o sérvio fazia no primeiro set uma performance inacreditável, dominando Jo-Wilfried Tsonga de maneira absurda, parecendo que nem deixaria a torcida se manifestar. Continuou assim até o começo do segundo set, quando Nole conseguiu uma quebra de vantagem. Entretanto, a partir daí, a torcida francesa comemorava como se fosse um gol na final da copa do mundo cada ponto do francês e isso desconcentrou o sérvio e animou o francês, que empatou o jogo. No terceiro set, o jogo continuou disputado, com Tsonga desperdiçando set-points em 4/5. Porém, em 5/6 Djokovic cedeu mais set-points e Jo não aliviou, virando a partida. Nesse momento, a alegria dos franceses foi absurda! Todos pulando gritando, batendo palmas... No quarto set, cada um confirmou o seu até Djoko ceder 15/40 sacando em 4/5 (ou seja, duplo match-point). O sérvio foi corajoso, não desistiu e confirmou o serviço. Sacando em 5/6, 30/40, match point. Nole não desiste e salva. No ponto seguinte, mais um match-point (o quarto) porém Djoko se mantém vivo e salva mais uma vez e leva para o tie-break. No tie-break, o francês chegou a ter vantagem, mas Djokovic conseguiu prevalecer para empatar o jogo. Nesse momento o francês desabou e Nole assumiu o controle, vencendo o quinto set sem maiores problemas. Na quadra Suzanne Lenglen, Roger Federer estava jogando bem, mas estava dois sets atrás do argentino Juan Martín Del Potro. Entretanto, Roger Federer dominou inteiramente a partida a partir do terceiro set, chegando a aplicar um pneu no quarto set e virou heroicamente a partida para se garantir para enfrentar Djoko na semifinal. Hoje, Rafael Nadal entrou como franco favorito para enfrentar Nicolas Almagro. O adversário do hexacampeão entrou jogando bem, com bastante agressividade e mantendo o saque com facilidade. Nadal também o fez e a maior categoria e habilidade de Rafa prevaleceram no tie-break. Nadal dominou o segundo set com facilidade sem dar chance a Nico. No terceiro set, Rafa piorou cedendo vários break-points em games diferentes ao rival. Nico não soube aproveitá-los e Rafa aproveitou a chance que lhe caiu no colo para vencer a partida.

04/06/2012

Foi fácil até demais

Eu de fato pensei que Rafael Nadal venceria facilmente o argentino Juan Monaco, mas nem eu nem a maioria das pessoas (eu acho) imaginariamos que seria tão fácil. Monaco equilibrou nos primeiros 4 games, confirmando bem seus serviços. Entretanto, a partir do 2/2, Nadal fez uma partida que faria inveja naquele Nadal de 2008 ou 2010, dando um baile no número 15 do mundo, vencendo todos os games a partir do 2/2, fazendo 6/2 6/0 6/0 para cima do amigo. Eu de fato achei que Richard Gasquet fosse jogar melhor, mas o tênis de Andy Murray me surpreendeu, apesar de ter começado mal. David Ferrer não deixou o compatriota Granollers ver a bola, com muito tranquilos 3 sets a 0. Assim como fez Nicolas Almagro, mas com menos facilidade, pois foi muito mais exigido pelo sérvio Janko Tipsarevic.

Jogos de amanhã:

Djokovic x Tsonga - Um jogo de dois jogadores muito desgastados, mas o sérvio lida melhor com isso. 3 a 1 Djoko.

Federer x Del Potro - O argentino tem dificuldade demais para lidar com as bolas baixinhas de Federer. 3x0 Roger.

03/06/2012

Quase que entregam o título de bandeja para Rafael Nadal

Novak Djokovic esteve muito perto da derrota contra Andreas Seppi. E enquanto Seppi fazia 2 sets a 0 David Goffin jogava um tênis muito sólido e tinha acabado de fazer 1x0 contra o suíço Roger Federer. Duas zebras deste calibre praticamente fariam Nadal cumprir tabela para superar Borg e conquistar o hepta em Roland Garros, pois creio que Roger e Nole são os únicos tenistas que tem chance de derrubar o espanhol no saibro de Roland Garros, que está ainda mais lento devido ao clima úmido. Entretanto, apesar de continuar jogando mal Djoko melhorou e venceu facilmente o terceiro set. O quarto set foi cheio de quebras de saque, com direito a Djoko sendo quebrado sem fazer ponto sacando pro set, mas o sérvio quebrou mais uma vez e confirmou o saque para vencer o set e levar para o quinto set. O set derradeiro começou disputado, Djoko conseguiu uma quebra e deu a entender que levaria facilmente, mas o guerreiro Seppi devolveu a quebra e o jogo seguiu até Seppi sacar em 3/4 e Djoko sacar pro jogo. Com o sérvio sacando para o jogo o game começou 0/30, e o italiano acabou conseguindo dois break points (não seguidos) mas não conseguiu aproveitá-los e o sérvio venceu a partida. Na quadra central Roger Federer também reencontrava seu jogo, disparando winners para todos os cantos e não tendo dificuldades para virar o jogo. Stanislas Wawrinka perdeu um primeiro set apertado contra Tsonga e chegou a 3 sets points no segundo set no saque do francês, que se recuperou, levou ao tie-break e venceu o set, aparentemente destruindo as esperanças do suíço. Que renasceu das cinzas, vencendo os dois sets seguintes e levando o jogo para o quinto set, no qual o francês liderava por 4/2 antes de o jogo ser interrompido por falta de luz natural. Juan Martín Del Potro venceu um difícil tie-break e fez 1x0 contra Berdych. Aí, não acertou uma bola no segundo set inteiro e tomou 6/1. Delpo voltou a jogar e venceu o terceiro set, quando o jogo foi interrompido por falta de luz natural.

Jogos de amanhã:

Nadal x Monaco - treino para o hexacampeão
Tipsarevic x Almagro - espanhol em 4 sets
Ferrer x Granollers - Ferrer em 3 sets
Gasquet x Murray - machucado, o britânico não impõe resistência. Gasquet em 3 sets
Tsonga x Wawrinka (francês lidera 4x2 no quinto set) - Tsonga faz 6/3 e apaga fantasma do ano passado
Del Potro x Berdych (argentino lidera 2x1 no jogo) - Berdych no quinto set

02/06/2012

As finais das conferências

Em ambas as finais de conferência da NBA, os times com mando de quadra (San Antonio Spurs e Miami Heat) estão vencendo por 2x1. Entretanto, no Oeste a minha aposta é o Oklahoma City Thunder, enquanto no Leste é o Miami Heat. Os times com mando de quadra venceram os dois primeiros jogos, enquanto os times sem mando de quadra venceram o jogo mais recente. No Oeste, a tentativa dos Spurs de aumentar ainda mais a marcação a Kevin Durant e Russel Westbrook não funcionou muito bem, pois mesmo bem marcado Durant conseguiu 22 pontos e a marcação mais forte aos dois deu muitas chances para Thabo Sefolosha arremessar livre (19). Mesmo Thabo sendo normalmente muito fraco ofensivamente, os Spurs não podem dar tanto espaço para jogador nenhum. No Leste, o Boston Celtics ainda não conseguiu parar LeBron James (34 pontos), mas foi tão bem ofensivamente, com os 24 de Garnett (mais 11 rebotes), 23 Pierce e 20 Rondo (mais 10 assistências) que nem precisou (no terceiro jogo, porque nos outros LeBron acabou com o Boston. Mas mesmo tendo conseguido vencer com os 34 pontos de LeBron, nem todo jogo todos os do Boston vão jogar tão bem, então é melhor o Boston conseguir um jeito de parar LeBron James.

Roland Garros

Roger Federer já perdeu dois sets, e ontem assistindo seu duelo com Nicolas Mahut, ele me pareceu desconfortável com saibro, mas apesar disto não jogou muito mal, só não jogou bem, e o francês precisou de apenas uma oportunidade de quebrar o saque do suíço para convertê-la e vencer o segundo set. Ainda teve oportunidade de quebrar o saque do suíço no quarto set logo após ter devolvido a quebra, e se conseguisse teria ficado muito perto de levar o jogo para o quinto set. Entretanto, o suíço salvou o break-point e venceu o quarto set e o jogo. Nadal já enfrentou um top 50 e não perdeu nem 10 games (contando ainda o outro jogo contra Simone Bolleli) e hoje deve fazer mais ou menos isto contra o limitado Eduardo Schwank. Murray também já perdeu um set, contra Jarko Nieminem, e parece (não é só desta vez) igualmente desconfortável com o saibro. Novak Djokovic tem, assim como Nadal, derrotado com absoluta tranquilidade seus adversários. Roger Federer enfrenta Goffin (quem?) pelas oitavas, Djoko, (também pelas oitavas) enfrenta Andreas Seppi, Andy Murray enfrenta (pela terceira rodada) Santiago Giraldo, e Rafael Nadal (terceira rodada) enfrenta Schwank.