28/04/2012

Playoffs - palpites

Vão começar os playoffs da NBA, e aqui vão meus palpites para a primeira rodada:

San Antonio Spurs 4x1 Utah Jazz

O Utah vem jogando bem, tem um belo garrafão, mas insuficiente para parar os Spurs de Parker, Ginobili e Duncan.

Memphis Grizzlies 4x3  L.A. Clippers

É o confronto mais disputado dos playoffs, com dois timaços em quadra, mas os Clippers não tem a força de um Gilbert Arenas vindo do banco (ele tem jogado muito) e nem um jogador que tem uma precisão espetacular nos arremessos como Rudy Gay.

L.A. Lakers 4x1 Denver Nuggets

Falta aos Nuggets a mesma coisa que já faltava nos playoffs do ano passado. Algum jogador realmente decisivo, e que possa mudar a cara da série em favor do Denver. Ty Lawson tem jogado muito, mas ainda não é uma estrela.

Oklahoma City Thunder 4x3 Dallas Mavericks

O Oklahoma é muito mais time que o Dallas, mas a falta de experiência do Thunder deve equilibrar um pouco as coisas, mas mesmo assim, eu confio mais em Durant e companhia.


Chicago Bulls 4x1 Philadelphia 76ers

Mesmo ccom Rose ainda como dúvida, os 76ers não devem oferecer problemas aos Bulls.


Boston Celtics 2x4 Atlanta Hawks

Os Celtics reagiram no final da temporada, mas já não é mais o mesmo, e Joe Johnson deve destruir o Boston.

Indiana Pacers 4x0 Orlando Magic

Sem Dwight Howard, eu apostaria contra o Orlando numa série de playoff até contra o New Jersey Nets, ainda mais contra o forte time dos Pacers, 4x0 fora o baile.

Miami Heat 4x2 NY Knicks

Carmelo Anthony e Tyson Chandler tem jogado muito, mas ainda estão longe de ser fortes como os Heat de LeBron, Wade Bosh.

27/04/2012

Espanha fracassa

Mais uma vez neste início de temporada a Espanha surgia como grande favorita a tudo no futebol europeu (Liga Europa e Champions). Na Liga Europa já é campeã (os finalistas são dois espanhóis) porém, na Champions, que é o mais importante, foi derrotada, tanto com Real quanto com Barça, ambos favoritos em suas semifinais, perdendo para Bayern e Chelsea, respectivamente. O Real começou arrasador, com dois gols de Cristiano Ronaldo nos primeiros 15 minutos, mas depois se acomodou, mesmo com o Bayern diminuindo de pênalti. A partir daí, ambos os times tiveram muita cautela, levando o jogo para os pênaltis. Lá, Casillas quase salvou o Real, com ótima participação, mas Ronaldo, Kaká e Sergio Ramos erraram e o Bayern foi à final.

Como eu sou ruim de palpite

Em janeiro, eu postei sobre os meus palpites da temporada na NBA, incluindo a ordem de classificação dos times para os playoffs.
A minha ordem foi essa:
Classificados no Oeste: (na ordem)
1: Oklahoma City Thunder
2: L.A. Clippers
3: Utah Jazz
4: Portland Trail Blazers
5: San Antonio Spurs
6: L.A. Lakers
7: Minessota Timberwolves
8: Memphis Grizzlies
Classificados no Leste: (na ordem)
1: Chicago Bulls
2: Philadelphia Sixers
3: Miami Heat
4: Atlanta Hawks
5: Cleveland Cavaliers
6: Orlando Magic
7: Boston Celtics
8: New York Knicks

Principalmente na ordem dos times eu dei uma viajada, pois a ordem orginal ficou assim:



Oeste:


1 San Antonio Spurs
2 Oklahoma City Thunder
3 L.A. Lakers
4 Memphis Grizzlies
5 L.A. Clippers (ultrapassado pelos Grizzlies no último dia de jogos)
6 Denver Nuggets
7 Dallas Mavericks (que fiasco, o atual campeão ficou em sétimo)
8 Utah Jazz


Leste:


1 Chicago Bulls
2 Miami Heat
3 Indiana Pacers
4 Boston Celtics (os Hawks tiveram campanha melhor, mas como o Boston é campeão da Atlantic Division necessáriamente tem um lugar entre os 4 primeiros)
5 Atlanta Hawks
6 Orlando Magic
7 NY Knicks
8 Philadelphia 76ers


No Leste eu errei 1 classificado (pus Cavs em vez de Pacers) e no Oeste 2 (pus Wolves e Blazers) em vez de Nuggets e Dallas.

25/04/2012

A vontade de vencer superou a habilidade

O Chelsea havia vencido no Stamford Bridge sem chutar a gol em todo o segundo tempo, mas segurando o Barcelona com uma atuação defensiva exemplar. Ontem, no início do jogo no Camp Nou, o Chelsea fez o possível para se defender, mas o Barcelona jogava demais. Aos 35, Busquets bateu de fora da área para abrir o placar e consolidar o domínio do Barça no jogo. Messi já jogava mal, desperdiçando várias oportunidades no primeiro tempo. Logo depois, John Terry agrediu Alexis Sanchéz e tomou o cartão vermelho, e o Chelsea começava a perder a cabeça. Pouco antes do fim do primeiro tempo, Messi tocou para o companheiro Iniesta acertar chutaço e praticamente matar o time Inglês. Ainda antes do fim do primeiro tempo, Lampard lançou Ramires com perfeição, para o brasileiro fazer um golaço, um toque sutil para encobrir o espanhol Victor Valdés. Logo no começo do segundo tempo, Drogba cometeu pênalti grotesco em Fábregas. Messi tinha a chance de aniquilar de vez a tentativa de reação do adversário e praticamente carimbar o passaporte para Munique. Porém, o argentino bateu no travessão e manteu as esperanças de Drogba e companhia. O Chelsea conseguiu se defender contra um desmoralizado Barcelona durante todo o segundo tempo, e aos 45, a defesa do time londrino deu chutão e a bola sobrou para Torres, que driblou Valdés e tocou para o gol com muita categoria para selar a classificação do Chelsea, que enfrenta o vencedor de Real Madrid e Bayern de Munique, que se enfrentam hoje, daqui a 30 minutos.

22/04/2012

E Campinas tem mais times nas semis que São Paulo

Graças as derrotas de Corinthians e Palmeiras para Ponte Preta e Guarani, respectivamente, a cidade de Campinas ficou com mais times nas semi-finais do que a capital paulista. Santos e São Paulo cumpriram suas missões com vitórias facéis e se classificaram sem sustos, com 2x0 e 4x1, respectivamente. O Corinthians não conseguiu jogar com a forte marcação da Ponte, que fez dois gols em jogadas rápidas, praticamente já encaminhando a vitória. No segundo tempo, o Corinthians voltou melhor, principalmente com a entrada de William, aos 18, quando o Corinthians melhorou ainda mais, dominando o jogo. Pouco depois, William disparou ótimo chute cruzado no cantinho para diminuir o placar e colocar fogo no jogo. Aos 44, erro grotesco da equipe paulista na saída de bola, que a Ponte Preta não perdoou, em bela tirada do goleiro de Rodrigo Pimpão. Porém, um minuto depois, Alex chutou forte, a bola desviou na zaga e na trave antes de parar nas redes. O Corinthians ainda pressionou nos segundos restantes, mas a Ponte Preta segurou e foi à semifinal. Um primeiro tempo de nível técnico 0 marcou o confronto entre Palmeiras e Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. No segundo tempo, Fummagali marcou um gol olímpico espetacular e outro de contra-ataque, dois minutos depois, de Fabinho. Porém, para o Palmeiras voltar ao jogo, poucos minutos depois, Marcos Assunção pegou rebote e empurrou para as redes. Mais uma vez Fabinho fez, ao completar cruzamento rasteiro. Aos 49, para dar a mínima esperança ao Palmeiras, Henrique fez belo gol, girando dentro da área com um chute no ângulo. Entretanto, o Guarani segurou a bola no ataque por mais um minuto e sacramentou a classificação.

Os brasileiros na libertadores

O Fluminense comemorou ao terminar a primeira fase no primeiro lugar geral. Porém era melhor ter ficado em segundo, pois enfrenta o sempre perigoso Inter, apesar de ter o favoritismo. O Santos deu sorte e vai pegar o limitado Bolívar, que depende demais de jogar em casa (na altitude), ou seja, se o Santos não perder na Bolívia praticamente já pode comemorar. O Corinthians pega o Emelec, que não deve causar dificuldades ao time paulista. O Vasco enfrenta o extremamente irregular Lanús, que as vezes é um time fortíssimo, mas também jogou partidas ridículas nesta edição da Libertadores (como a derrota por 3x0 para o Flamengo, fora de casa).

Oito

Como um jogador de tênis ganha OITO vezes consecutivas o mesmo torneio? Foi isso que Rafael Nadal conseguiu hoje, ainda de quebra vencendo Djokovic pela primeira vez de o Finals de 2010. E foi um baile. Enfrentando um Djokovic abalado pela morte do avô na quinta-feira, o espanhol não tomou conhecimento do rival, como se ele não o tivesse vencido por sete vezes consecutivas. Nadal dominou o jogo desde o início. Djoko até tentava uma jogada ou outra, mas não o suficiente para não perder o saque em duas oportunidades e o set por 6/3. A perda do set parece ter tirado ainda mais o sérvio do jogo, pois na segunda parcial o domínio de Rafa apenas se intensificou, a ponto de o sérvio não conseguir confirmar o saque nenhuma vez no set, apenas quebrando uma vez o do espanhol. Com esta vitória Nadal marca sua vitória 42 (consecutiva) em Monte Carlo, e o oitavo título.

20/04/2012

Espanhóis derrotados

Ambos os espanhóis, favoritos nas semis da Champions, foram derrotados fora de casa. A derrota do Real não foi tão inesperada assim, pois o Bayern é um time fortíssimo e pode bater o Real, apesar do espanhol continuar o favorito, apesar da derrota por 2x1 com gol no último minuto do atacante Mario Gomez. Mais inesperada foi a derrota do Barcelona, que dominou amplamente a partida, contra o Chelsea, no Stamford Bridge, por 1x0, gol de Didier Drogba aos 47 minutos do primeiro tempo, em chute fortíssimo depois de ótimo passe do ex-cruzeirense Ramires. O Barça teve 70% de posse de bola, e não permitiu NENHUM chute do adversário em todo o segundo tempo, mas quem afundou o Barça foi seu principal astro. Messi não conseguiu fugir da pesada marcação do Chelsea, e nas poucas vezes em que se livrou, desperdiçou chances (apesar de deixar Alexis Sanchéz sozinho com o goleiro, em chance que Alexis desperdiçou).

As quartas do paulista

Depois da derrota vexatória do São Paulo para o Linense, o Corinthians assumiu a liderança. Porém, se deu mal por causa disto, por que jogar clássico em casa (pressupondo que a final será um clássico) não faz muita diferença (e só jogará por causa da liderança se for contra o São Paulo, porque se for contra Palmeiras ou Santos já jogaria com a vice-liderança) e pega um adversário mais perigoso do que o do São Paulo nas quartas-de-final, apesar de, é claro, ser favorito absoluto. O Palmeiras, com o empate com 2 jogadores a mais contra o lanterna e já rebaixado Comercial (como o Palmeiras conseguiu não ganhar o jogo???), não conseguiu recuperar o quarto lugar e jogará no Brinco de Ouro da Princesa contra o Guarani (vale lembrar que o Guarani derrotou o Palmeiras em Campinas com certa facilidade) e se continuar do jeito que está pode muito bem ser eliminado.
O Santos é amplo favorito diante do Mogi, porém tem de abrir o olho, pois o Mogi é um time forte e pode surpreender se o Santos entrar achando que já ganhou.

Quando estava de novo ganhando minha confiança, perdeu ela inteira

Bellucci estava ganhando mais uma vez a minha confiança com as recentes vitórias sobre Falla, Giraldo, Ferrer e Anderson, mas com uma única derrota jogou-a inteira no lixo. Se Bellucci tem maiores pretensões na carreira
Robin Haase é um jogador que ele tem de derrotar. Bellucci cometeu o número absurdo de 40 erros não forçados, contando que o adversário venceu 73. Tomou um vareio, 6/2 6/3, e fez por merecer por sua atitude ruim durante o jogo pela agressividade absurda, impensável diante de um jogador tão defensivo. E está pintando mais uma final entre Nadal e Djokovic, amplamente favoritos contra Simon e Berdych, que surpreendentemente bateram Tsonga e Murray, que seriam adversários muito mais complicados para os líderes do ranking da ATP. Se Rafa e Djoko forem à final, será a chance de Djoko sacramentar ainda mais seu amplo domínio sobre Nadal, que acabaria com seu maior refúgio contra o sérvio. Mas eu acho que em um possível confronto entre os dois o espanhol é o favorito, principalmente por seu recorde de 7 títulos consecutivos em Mônaco (recorde na história do tênis).

18/04/2012

A maior vitória

   Thomaz Bellucci conquistou hoje sua maior vitória na carreira ao bater o número 6 do mundo David Ferrer, em pleno saibro (lentíssimo), em um dos torneios preferidos do espanhol, do qual é atual vice-campeão. Ferrer parecia um juvenil diante do brasileiro, não deu nem para o cheiro. Bellucci dominou o jogo inteiro, com muita agressividade, sem deixar o espanhol impor suas trocas de bola, a tática de seu jogo. Ferrer abusou dos erros e o brasileiro mereceu a vitória, se garantindo nas oitavas-de-final do Masters 1000 de Monte Carlo. Nadal apenas treinou contra o fraco Jarkko Nieminen, vencendo por 6/4 6/3, sem passar aperto em nenhum momento. Novak Djokovic também não encontrou dificuldades para derrotar Andreas Seppi, por 6/1  6/4, também um treino.

13/04/2012

30? Não, não é possível


30 é de fato o número de rebotes que Andrew Bynum pegou na vitória tranquila do Los Angeles Lakers diante do San Antonio Spurs(anteontem), por 98 a 84, sem Kobe Bryant! Mas com um pivô que pega 30 rebotes contra um time que tem Tim Duncan (tá, ele tá velho, mas mesmo assim, ele é Tim Duncan), quem precisa de Kobe Bryant. Com essa partida Bynum entra pela primeira vez entre os 10 que brigam pelo MVP, bem na semana em que Dwight Howard sai dela pela primeira vez na temporada. Será a primeira vez em 5 anos que Dwight não será o pivô do NBA First Team of the Year? Nesta temporada Bynum está de fato explodindo, conseguindo finalmente fugir de suas costumeiras lesões no joelho. Também na mesma rodada, Chris Paul jogou muito e acertou uma bandeja dificílima a 8.8 segundos do fim, e terminou com 31 pontos para dar a vitória aos Clippers contra o Oklahoma City Thunder, líder do Oeste. Ontem, na rodada seguinte, os Bulls bateram os Heat por 96 a 86, apesar de Derrick Rose chutou 1/13, fazendo 2 pontos (??????). O jogo foi disputadíssimo, porém na prorrogação só deu Bulls, que venceram por 12 a 2. Também ontem, na fácil vitória do Los Angeles Clippers contra o Minnesota Timberwolves, o rei das enterradas Blake Griffin recebeu ótimo passe de Chris Paul e sozinho errou uma enterrada facílima, mas isto não impediu sua boa atuação na vitória dos Clippers.

11/04/2012

Chance de ouro

Depois do sorteio da Davis, não dá para dizer que o Brasil não é favorito. A Rússia (mais uma vez) porém desta vez em casa, e a cada ano que passa o time russo enfraquece, pois as melhores peças (Davidenko e Youzhnny) são velhos e tendem a piorar. Além do fato de que em casa, o Brasil jogará no saibro e no lugar mais quente que conseguir encontrar, e os russos (hoje em dia) não tem nenhum jogador respeitável no saibro, o Brasil tem Bellucci, que é bom lembrar, já derrotou Andy Murray, Fernando Verdasco, Berdych... E o sorteio foi ótimo para o Brasil, porque tem apenas um adversário (dos cabeças de chave, que são os que o Brasil enfrenta) que eu considero mais fácil que a Rússia, que é Israel, que de top 200 tem apenas o top 50 Dudi Sela. Claro, não será fácil, mas acho que chegou a hora do Brasil voltar a elite da Copa Davis, mas não de se manter lá, então por um tempo, mesmo que ganhe contra a Rússia o Brasil provavelmente também jogará a repescagem.

09/04/2012

É fato. Bellucci é sim jogador de Davis

Depois da derrota para a Índia, dois anos atrás, muitos diziam que Thomaz Bellucci tinha talento, porém não cabeça ou raça para ser jogador de Davis. No confronto contra um ridículo Uruguai, (sem Cuevas) Bellucci não perdeu sets (nem o Brasil) mas como o time do Uruguai era muito ruim mesmo, não fez mais que a obrigação, disseram. No confronto com a Rússia, esmagou Andreev e fez uma partida duríssima com Youzhnny,desperdiçando dois match-points no quinto set. Jogou demais, contra um jogador superior, porém não conseguiu fechar os match points e acabou derrotado. Mas agora, diante de jogadores complicados, se recompôs e derrotou os adversários, mandando o Brasil mais uma vez para a repescagem.
Sem Djokovic, a Sérvia foi mesmo eliminada pela República Tcheca, assim como a França, em casa e no saibro, perdendo dos EUA, carregados nas costas por Isner (já está virando uma potência no saibro). A Espanha não deu nem chance à Áustria e os esmagou com muitíssima tranquilidade. A Argentina quase tomou 2x0 no primeiro dia, mas virou com louvor diante da Croácia.

07/04/2012

Que reação

Graças a Thomaz Bellucci o Brasil não está praticamente eliminado da copa Davis. Feijão não deu nem para o cheiro contra Giraldo. O colombiano foi superior do começo ao fim, vencendo facilmente por 3x0. O começo de Bellucci foi terrível, e antes do começo do jogo o colombiano já fazia 2x0. Mas a partir do meio do terceiro set, Bellucci melhorou demais, e dominou e venceu. A Áustria nem sabe a cor da bola contra a Espanha, 2x0 fácil para os espanhóis. A França e os EUA vão fazendo um confronto equilibrado, 1x1, assim como Sérvia Rep. Tcheca.

06/04/2012

Que rodada

Espetacular a rodada de ontem na NBA. Só jogaço. Lakers x Clippers, Heat x Thunder, Spurs x Celtics... No Heat x Thunder, LeBron jogou demais, com 34 pontos e dez assistências, levando o Heat à vitória por 98 a 93. Pelo Thunder, Kevin Durant mais uma vez jogou bem, com belos 30 pontos e um ótimo começo de último quarto, ajudando o Thunder a tirar a vantagem do Miami, que foi colocada novamente no final. Spurs x Celtics não foi um jogo de especial nível técnico, mas foi especialmente emocionante no fim.  Faltando 53 segundos, os Spurs tinham dois pontos de vantagem e a bola. O Boston consegue o toco, mas a bola ainda sobra com os Spurs que ampliam a diferença para quatro pontos. No ataque seguinte, Ray Allen recebe sozinho e mata de 3 pontos, diminuindo a vantagem dos Spurs para um ponto. O San Antonio vai para o ataque faltando 20 segundos e arremessa de 3 pontos. A bola entra e sai, rebote do Boston e o tempo pedido por Doc Rivers (técnico do Boston).  O Boston vai para cima, Rondo toca para Paul Pierce, que tenta a infiltração, não consegue e faz um stepback, para matar o jogo, porém a bola não cai e os Spurs conquistam a vitória. No confronto entre os dois times de L.A., os Clippers procuravam vencer mais partidas que os Lakers na temporada regular pela primeira vez desde 1992, mas também não foi desta vez, pois Andrew Bynum jogou muito, com 36 pontos, com mais 31 de Kobe, derrotaram Chris Paul, com 22 pontos e 16 (!!!!!!!!) assistências por 113 a 108 (jogaço!)

02/04/2012

Djoko bate Murray com facilidade e vence Miami

O sérvio Novak Djokovic não teve dificuldades para vencer seu segundo título na temporada, o que o ajudou a se distanciar mais de Rafael Nadal e Roger Federer, que fizeram campanhas piores do que no ano passado.
Andy Murray nem viu a cor da bola contra o sérvio, que se adaptou perfeitamente ao piso mais lento de Miami, para despachar o escocês em sets diretos, 6/1 7/6.Agora o sérvio é o jogador que mais pontuou na temporada, superando o suíço Roger Federer. Djoko foi soberano desde o início, e no segundo set, chegou a seu terceiro jogo consecutivo em que venceu um tie-break no segundo set, fechando os confrontos.