A primeira rodada dos playoffs da NBA na conferência Oeste foi simplesmente espetacular. Nas 4 séries, 3 foram para o sétimo e decisivo jogo. Vamos a todas elas (em primeiro o time com mando de quadra) :
San Antonio Spurs 4x3 Dallas Mavericks
Ninguém esperava que o último classificado do Oeste fosse dar tanto trabalho ao todo-poderoso San Antonio Spurs. Mas foi o que aconteceu. Inovando muito defensivamente, o ótimo técnico do Dallas, Rick Carlisle simplesmente deixou que Tony Parker e Duncan atacassem nos pick-and-rolls, sem mandar mais nenhum defensor (além dos que já estavam nesses 2), mas com isso tirando a principal arma do Spurs, isto é, sua grande movimentação de bola, que é muito difícil de defender. Isso, somado a seu ótimo ataque, causou grandes dificuldades ao Spurs, que não conseguiam marcar Dirk Nowitzki e Monta Ellis. Foi assim que os Mavs lutaram tanto para forçar o sétimo jogo, mas neste a intensidade de lutar por cada bola perdida e de envolver todos no ataque desapareceu, e o time tomou uma lavada em San Antonio e foi desclassificado.
Houston Rockets 2x4 Portland Trail Blazers
Esta série começou de uma maneira muito estranha. Nos 2 primeiros jogos, no Texas, LaMarcus Aldridge, estrela do Portland estava imparável, fazendo 46 pontos (+ 18 rebotes) no primeiro e 43 (+ 8 rebotes) no segundo, levando a 2 vitórias de seu time. No jogo 3, em Portland, Dwight Howard marcou Aldridge com maestria, limitando-o a apenas 8 arremessos convertidos em 22 tentados, o que fez com que o Houston levasse a melhor, contando com 37 pontos de James Harden. No jogo 4, o jogo foi muito equilibrado, com ambos os times atacando muito bem, tanto que foi para a prorrogação, mas no fim os Blazers acabaram levando a melhor. O jogo 5 foi com facilidade o melhor jogo dos Rockets na série. Howard, mais uma vez marcando LaMarcus muito bem, desta vez foi agressivo também ofensivamente, obliterando Robin Lopez (especialmente no último quarto) e fazendo com que o ataque dos texanos girasse em volta dele. Jeremy Lin, apagado até então, também jogou muito bem.
No jogo 6, o Houston, que precisava vencer para forçar o jogo 7 jogou mais uma vez muito bem. Harden que vinha sendo anulado pela defesa dos Blazers, forçando arremessos e com chutes de 3 que se recusavam a cair (isso tudo com exceção do jogo 3) finalmente jogou bem. Foi agressivo, se aproveitou da grande velocidade que tem, usou toda a sua esperteza fakes para tomar muitas faltas... Basicamente fez o que havia feito durante a temporada regular. Mesmo assim, o Portland se mantia no jogo, com as bombas de 3 pontos de Damian Lillard. Faltando 10 segundos para acabar o jogo, com tudo igual em 97, Harden tinha a bola do jogo nas mãos. Desta vez não conseguiu passar por Wes Matthews (que marcou perfeitamente) e forçou um arremesso de média distância, que não caiu. Mas na confusão da briga pelo rebote, ele ficou nas mãos de Chandler Parsons, que fez uma bandeja para colocar o Houston na frente por 2 faltando 0.9 segundos para o fim do jogo. Portland pediu tempo para armar uma jogada (um arremesso custuma demorar 0.4 segundos, portanto ainda tinha jogo), e aí que se mostrou a fraqueza do técnico do Houston, Kevin McHale ( que foi excepcional jogador, ex-companheiro de Larry Bird), que não colocou Patrick Beverley para marcar Lillard (principal arremessador de 3 dos Blazers, além de muito decisivo), e também da defesa do Rockets como um todo, pois os Blazers nem fizeram corta-luz para o armador, ele apenas correu, a defesa dormiu e ele chutou de 3 com bastante espaço para dar a vitória na série ao Portland, que vence uma série pela primeira vez em 14 anos.
Los Angeles Clippers 4x3 Golden State Warriors
Essa série, entre 2 times com uma grande rivalidade, foi muito equilibrada (ah, não, jura?), com os 2 ataques levando vantagem sobre as defesas. Blake Griffin surrou os Warriors do começo ao fim (Golden State não contava com Bogut, machucado), e os Warriors respondendo com suas usuais bolas de 3. Mas a chave desta série foram mesmo os desperdícios de bola. Com a exceção do jogo 1, o time que perdeu menos a bola venceu o jogo, mesmo que por uma margem pequena. Mas, mais do que isso, para mim o Clippers levou por que foi mais frio nos momentos decisivos. Enquanto o Warriors travou, o Clippers jogava com muita descontração, até mesmo fazendo pontes-aéreas.
Oklahoma City Thunder 4x3 Memphis Grizzlies
Para mim essa série foi a melhor de todas. Foi a primeira série na história da NBA a ter 4 prorrogações seguidas (jogos 2,3,4 e 5, com 3 vitórias dos Grizzlies), muitas jogadas de quatro pontos em momentos importantes das partidas e basquete esforçado e bem-jogado. Scott Brooks utilizou muito bem Durant como ala-pivô no segundo que Dave Joerger retirou Gasol ou Randolph, e isso causou muitas dificuldades aos Grizzlies, que responderam dando a bola para Gasol perto da linha do lance livre e utilizando movimentações inteligentes por trás dos ultra-agressivos defensores do Thunder. Mas o jogo sete acabou não sendo realmente um jogo, já que a NBA estupidamente suspendeu Zach Randolph por se desentender com Steven Adams no jogo 6. Os Grizzlies até surpreenderam o time de Oklahoma City no início, principalmente pelo ótimo começo de Gasol, mas depois do primeiro quarto Brooks percebeu que sem Randolph o Memphis não tinha um jogador que pudesse punir o Thunder no garrafão por usar Durant como 4, e a partir daí o Grizzlies não teve mais chance.