15/05/2014

Grupos da Copa: Grupo D

O Grupo D, que é composto de Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica, é o "grupo da morte" dessa copa. Começando pelo Uruguai, este tem uma defesa apenas média, mas tem uma das melhores duplas de ataque do mundial, com Luís Suárez e Edinson Cavani, além de ser semifinalista do último mundial, e, apesar de ter ido mal nas eliminatórias, jogou bem na Copa das Confederações.
 A Itália, que chegou muito perto de tirar a Espanha no ano passado, tem uma defesa muito sólida e bem montada, além de contar com 2 ótimos goleiros - o muito experiente Gianluigi Buffon e o goleiro do PSG, Salvatore Sirigu - e um excepcional atacante em Mario Balloteli e bons meias em Pirlo, Candreva e Marchisio. O melhor time do grupo.
A Inglaterra tem o time mais fraco dos 3 "grandes" do grupo, mas contando com bons jogadores como Chamberlain, do Arsenal, o goleiro Joe Hart, do Manchester City e a estrela do time, o atacante Wayne Rooney, do Manchester United, pode muito bem surpreender.
Sobre a Costa Rica, é um time que eu sinceramente não conheço, mas imagino que não fará nenhum ponto diante de adversários tão fortes.
Acredito que a Itália passe em primeiro e o Uruguai em segundo, mas sendo esse grupo tão parelho, a Inglaterra pode muito bem tirar qualquer um dos dois e se classificar.

14/05/2014

Grupos da Copa: Grupo A

Esse grupo é composto por: Brasil, Croácia, México e Camarões. O Brasil tem o time mais forte do grupo, mas tem que se cuidar, já que nos últimos tempos tem sido notório freguês do México (como as olímpiadas mostraram), este liderado por Chicharito Hernandéz e Giovanni dos Santos e a Croácia que também tem um time forte, com o meia do Real Madrid Luka Modric e o atacante do Bayern de Munique Mario Mandzukic como grandes jogadores e muitos jogadores sólidos, como o lateral direito ex-Totennham Corluka e o meia Kovatic, da Inter de Milão e também pode dar trabalho. Camarões é basicamente um time de um homem só, seu atacante Samuel Eto'o, que já não é mais o mesmo dos tempos de Barcelona, então não deve dar trabalho.
A grande dúvida é quem passa ao lado do Brasil (barrando alguma grande surpresa) . Eu aposto na Croácia. E você?

13/05/2014

Suplentes para a copa de 2014

Hoje, o técnico da seleção brasileira Felipão divulgou a lista de suplentes(reservas, caso haja lesões, cortes e ETC). Vou comentar jogador por jogador:
-Diego Cavalieri, ótimo goleiro, porém o Felipão podia ter chamado alguém de outra posição já que tem 3 grandes goleiros em excelente  forma. Podia chamar mais um meia, por exemplo, que é uma posição escassa.
-Rafinha, só de ser titular do Bayern de Munique não tem discussão.
-Filipe Luís, era pra estar no lugar do Maxwell. É um dos jogadores mais importantes no time do Atlético de Madrid, que está na final da UEFA. Mas, de qualquer jeito foi chamado...
-Miranda, FINALMENTE ele foi convocado. Quem é Henrique?? Miranda está na final da UEFA, um dos melhores jogadores do Atlético de Madrid e era para ter sido a escolha de Felipão no lugar do Henrique.
-Lucas Leiva, assim como o Cavalieri, desnecessário. O time principal do Brasil tem 5 volantes, 5 VOLANTES não precisa de mais nenhum, nem que seja para ser suplente. Podia aproveitar e trazer um atacante ou outro meia mesmo.
-Lucas, já era pra ter sido convocado. É um baita jogador, embora sua temporada(2013) ruim no PSG agora tem feito bons jogos.
-Alan Kardec, NÃO. O Kardec é bom para jogar num time do Brasil, não em uma COPA DO MUNDO. Sem desmerecimento ao cara, fez um ótimo campeonato paulista e SÉRIE B pelo Palmeiras, acredito ainda que ele não vai ter espaço no São Paulo que tem o Luís Fabiano. Esse sim devia ter sido convocado.
Convocaria então:
Rafinha, Miranda, Filipe Luís, Philipe Coutinho(tá destruindo no Liverpool), Lucas, Alex do Coritiba/Robinho( Alex pelo fato de ser um jogador experiente e que pode bater pênaltis sem pressão ótimo cara para ser colocado do banco, e o Robinho porque, também, é um jogador experiente que vai passar confiança para um time muito jovem) e por fim Luís Fabiano que É JOGADOR DE SELEÇÃO.
Valeu, abração.                                                                                      Bento

12/05/2014

Grupos da Copa: Grupo B

Então cara, vou ajudar meu amigo Magalhães a contar fatos, e procurar opinar de maneira imparcial sobre esportes. Vamos começar com o assunto top desse ano: A Copa. Eu acho que o Brasil vai ganhar mas não estou aqui pra isso hoje. Os grupos da copa começando pelo Grupo B:
                                          Espanha
                                          Holanda
                                          Chile
                                          Austrália
Esse grupo é pesado, até pelo do primeiro e segundo colocados jogarem contra o primeiro e segundo do grupo A( do Brasil). A disputa é pelo segundo lugar, Chile e Holanda. A Espanha, eu já considero classificada embora ache que vai perder nas quartas de final para qualquer time. Vai amarelar.
Porém, a Holanda e o Chile tem dois times MUITO bons, Chile tem Vidal e Alexis Sánchez. Não é pouca coisa. Uma seleção que não tem medo, fez a Alemanha ficar toda recuada com eles atacando, é um baita time. Contudo a Holanda tem caras como Robben(maior amarelão da história do futebol), Snejder (que não está em boa fase mas é um jogador genial, chuta bem, passa primorosamente) e o Van Persie que está comendo a bola no Manchester, tá destruindo mesmo, fazendo gol que nem um alucinado, e ainda é a vice-campeã da copa passada, tem moral.
Mas ao meu ver o Chile vai surpreender e conquistar o segundo lugar, e na segunda fase vai perder para o Brasil, mas isso é outra história.
Não to falando da Austrália porque eu nem sabia que lá tinha um time de futebol, ou um campo ou jogadores... Pra mim a disputa vai ser acirrada entre Holanda e Chile, o resto é: Espanha em primeiro com 9 pontos e Austrália com -9 pontos em quarto lugar.
Minha torcida fica pro Chile.

11/05/2014

São Paulo e Corinthians fazem bom e equilibrado jogo

Hoje, pela quarta rodada do campeonato brasileiro, aconteceu o clássico Majestoso, entre São Paulo e Corinthians. O jogo foi muito equilibrado desde o seu início. Durante a maior parte do primeiro tempo, o SPFC conseguiu ficar mais com a bola, mas foi o SCCP que levou mais perigo. A maior chance do primeiro tempo foi do peruano Guerrero, que obrigou sensacional defesa de Rogério Ceni. 
Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Romarinho fez linda jogada desde a defesa, veio o cruzamento, Danilo deixou a bola passar e Fágner veio de trás para abrir o placar. Foi um belo gol, mas a defesa do São Paulo vacilou. A partir daí, o tricolor melhorou muito, passando a pressionar o rival, e foi durante o meio do segundo tempo que Mano errou e Muricy acertou. A entrada de Pábon (no lugar de Ademílson) melhorou muito o meio campo são paulino enquanto Mano tirou os dois melhores corinthianos na partida (Danilo e Romarinho) para colocar Renato Augusto e Luciano, o que neutralizou o setor de criação corinthiano, e o São Paulo dominou até chegar ao gol de Luís Fabiano em lindo passe de Paulo Henrique Ganso.
Foi um resultado justo em um jogo muito equilibrado, apesar de que muito provavelmente o Corinthians teria vencido se Mano Menezes não insistisse em aniquilar o meio campo alvinegro.

08/05/2014

A convocação da Seleção Brasileira

         Como acho que todos já saibam, Felipão anunciou ontem de manhã a convocação da seleção brasileira para a copa do mundo, que começa no dia 12 de junho. Com diversas surpresas, em especial a convocação do zagueiro do Napoli (ex-Palmeiras) Henrique, no lugar de Miranda, do Atlético de Madri, que está na final da Liga dos Campeões da Europa. Se não tivessem tantos volantes ou apenas 1 reserva para as duas laterais, faria sentido, já que Henrique é mais versátil que Miranda, mas com tantos volantes e laterais, o ex-palmeirense jogará ou será reserva de algum zagueiro, função na qual Miranda é superior, jogando com mais segurança e subindo com mais eficiência em escanteios.
          Outra coisa que me surpreendeu foi a convocação de 3 jogadores com funções bem parecidas (Fernandinho, Paulinho e Hernanes), todos volantes com razoável qualidade na marcação mas que sobem muito bem ao ataque, chutando de fora e cabeceando vindo de trás e surpreendendo a zaga. Gosto de todos, mas não levaria o jogador do Manchester City, já que não me parece possível jogar com 2 desses 3 ao mesmo tempo, a não ser que o Brasil esteja totalmente desesperado por um gol.
Em seu lugar levaria Phillipe Coutinho, do Liverpool, que tem jogado muita bola na Premier League.
Por fim, me desagradou a convocação de Jô, considerando a sua má-fase (que vem desde o Mundial Interclubes), e que apesar de ter jogado muito bem na Libertadores e na Copa das Confederações, nunca foi craque. Em seu lugar levaria Lucas Moura, do Paris Saint-Germain, que apesar de ter feito um péssimo 2013, tem jogado bem esse ano, tendo participações importantes nos títulos da Ligue 1 e da Copa da França.
         Apesar de alguns problemas, a convocação no geral agradou. Continuo a não achar que o Brasil vencerá essa Copa, mas chega com um bom time.

07/05/2014

Primeira rodada de partidas das semis de conferência

Indiana Pacers 96x102 Washington Wizards

O Pacers, primeiro colocado do Leste, não joga absolutamente nada há 3 meses. Venceu os Hawks (sem seu melhor jogador, com um time bem fraco) no sufoco, e, dentro de casa, jogou mau e o placar teria sido bem mais aberto se o Indiana não tentasse reagir quando já era tarde demais. Seu ataque não tem movimentação de bola, nem jogadas inteligentes e nem mesmo alguém que possa pontuar com facilidade no um-contra-um (alguém como Jamal Crawford, por exemplo). Basicamente alguém do Indiana bate a bola por 15 segundos depois passam a bola para George, West ou Scola que, com os 24 segundos quase terminados não tem o que fazer a não ser forçar um chute de média distância. 
O Wizards, por outro lado, foi muito bem. Dominou tranquilamente o time treinado por Vogel nos rebotes, foi para as linha do lance-livre, e mesmo sendo um time jovem, não sentiu a pressão, conseguindo roubar o mando de quadra na série melhor-de-7.

Oklahoma City Thunder 105x122 Los Angeles Clippers

Para mim, o Thunder era favorito nessa série, mas começar perdendo em casa nunca é bom, principalmente quando foi dominado do começo ao fim. São partidas como essa que mostram o quanto o time perdeu com a saída de James Harden e com a permanência do técnico Scott Brooks. O plano de jogo ofensivo de Oklahoma City é composto por basicamente jogadas de Kevin Durant ou Russel Westbrook no um-contra-um, que funcionam na temporada regular, mas nos playoffs, quando as defesas ficam muito mais inteligentes, por conhecerem melhor seus adversários, isso muitas vezes não funciona, e com a saída de James Harden, o time não tem alguém que venha do banco e traga algo a mais, que faça com que a bola se movimente mais e mais do que isso, por ser alguém que a defesa não pode simplesmente ignorar (como faz com Sefolosha, Perkins, Adams e basicamente todo mundo do Thunder fora Durant e Westbrook) para mandar 2 ou mesmo 3 jogadores para qualquer ataque de um da dupla. 
O Clippers, contando com uma performance sensacional de Chris Paul (que fez OITO bolas de três, apesar de não ser conhecido como um chutador especialmente bom) e com excelente movimentação de passes, que deixaram as rotações defensivas do Thunder no chinelo, dominou o jogo do começo ao fim, mesmo com Blake Griffin sendo anulado por Serge Ibaka (que deve continuar a pará-lo).

Miami Heat 107 x 86 Brooklyn Nets

O Nets foi montado para bater o Miami. Joga com uma escalação que pode aguentar as jogadas de "post-up" de LeBron sem precisar de 2 defensores, que usa poucos pick-and-rolls (coisa que o Heat é mestre em defender), tem um jogador de perímetro como ala-pivô (assim como o Heat, e por isso a presença de LeBron como ala-pivô não os incomoda) e jogadores experientes que não tem medo das estrelas do time da Flórida. Foi assim que bateram o Heat em todas as 4 vezes que se enfrentaram na temporada regular. Ontem à noite, foi tudo pelo ralo. As rotações defensivas do Nets simplesmente não foram ágeis o suficiente para parar as bolas de 3 do Miami (principalmente as de Ray Allen) e isso levou o Heat à vitória.

San Antonio Spurs 116 x 92 Portland Trail Blazers

O Spurs entrou nessa série como favorito, e, pelo menos na primeira partida, confirmou seu favoritismo. Essa partida eu não assisti, mas aparentemente (analisando as estatísticas) o Spurs venceu por ter muito mais assistências e por conseguir chutes muito mais eficientes, chutando, portanto, uma % muito maior.


05/05/2014

A incrível primeira rodada dos playoffs no Oeste

A primeira rodada dos playoffs da NBA na conferência Oeste foi simplesmente espetacular. Nas 4 séries, 3 foram para o sétimo e decisivo jogo. Vamos a todas elas (em primeiro o time com mando de quadra) :

San Antonio Spurs 4x3 Dallas Mavericks

Ninguém esperava que o último classificado do Oeste fosse dar tanto trabalho ao todo-poderoso San Antonio Spurs. Mas foi o que aconteceu. Inovando muito defensivamente, o ótimo técnico do Dallas, Rick Carlisle simplesmente deixou que Tony Parker e Duncan atacassem nos pick-and-rolls, sem mandar mais nenhum defensor (além dos que já estavam nesses 2), mas com isso tirando a principal arma do Spurs, isto é, sua grande movimentação de bola, que é muito difícil de defender. Isso, somado a seu ótimo ataque, causou grandes dificuldades ao Spurs, que não conseguiam marcar Dirk Nowitzki e Monta Ellis. Foi assim que os Mavs lutaram tanto para forçar o sétimo jogo, mas neste a intensidade de lutar por cada bola perdida e de envolver todos no ataque desapareceu, e o time tomou uma lavada em San Antonio e foi desclassificado.

Houston Rockets 2x4 Portland Trail Blazers

Esta série começou de uma maneira muito estranha. Nos 2 primeiros jogos, no Texas, LaMarcus Aldridge, estrela do Portland estava imparável, fazendo 46 pontos (+ 18 rebotes) no primeiro e 43 (+ 8 rebotes) no segundo, levando a 2 vitórias de seu time. No jogo 3, em Portland, Dwight Howard marcou Aldridge com maestria, limitando-o a apenas 8 arremessos convertidos em 22 tentados, o que fez com que o Houston levasse a melhor, contando com 37 pontos de James Harden. No jogo 4, o jogo foi muito equilibrado, com ambos os times atacando muito bem, tanto que foi para a prorrogação, mas no fim os Blazers acabaram levando a melhor. O jogo 5 foi com facilidade o melhor jogo dos Rockets na série. Howard, mais uma vez marcando LaMarcus muito bem, desta vez foi agressivo também ofensivamente, obliterando Robin Lopez (especialmente no último quarto) e fazendo com que o ataque dos texanos girasse em volta dele. Jeremy Lin, apagado até então, também jogou muito bem.
No jogo 6, o Houston, que precisava vencer para forçar o jogo 7 jogou mais uma vez muito bem. Harden que vinha sendo anulado pela defesa dos Blazers, forçando arremessos e com chutes de 3 que se recusavam a cair (isso tudo com exceção do jogo 3) finalmente jogou bem. Foi agressivo, se aproveitou da grande velocidade que tem, usou toda a sua esperteza fakes para tomar muitas faltas... Basicamente fez o que havia feito durante a temporada regular. Mesmo assim, o Portland se mantia no jogo, com as bombas de 3 pontos de Damian Lillard. Faltando 10 segundos para acabar o jogo, com tudo igual em 97, Harden tinha a bola do jogo nas mãos. Desta vez não conseguiu passar por Wes Matthews (que marcou perfeitamente) e forçou um arremesso de média distância, que não caiu. Mas na confusão da briga pelo rebote, ele ficou nas mãos de Chandler Parsons, que fez uma bandeja para colocar o Houston na frente por 2 faltando 0.9 segundos para o fim do jogo. Portland pediu tempo para armar uma jogada (um arremesso custuma demorar 0.4 segundos, portanto ainda tinha jogo), e aí que se mostrou a fraqueza do técnico do Houston, Kevin McHale ( que foi excepcional jogador, ex-companheiro de Larry Bird), que não colocou Patrick Beverley para marcar Lillard (principal arremessador de 3 dos Blazers, além de muito decisivo), e também da defesa do Rockets como um todo, pois os Blazers nem fizeram corta-luz para o armador, ele apenas correu, a defesa dormiu e ele chutou de 3 com bastante espaço para dar a vitória na série ao Portland, que vence uma série pela primeira vez em 14 anos.


Los Angeles Clippers 4x3 Golden State Warriors

Essa série, entre 2 times com uma grande rivalidade, foi muito equilibrada (ah, não, jura?), com os 2 ataques levando vantagem sobre as defesas. Blake Griffin surrou os Warriors do começo ao fim (Golden State não contava com Bogut, machucado), e os Warriors respondendo com suas usuais bolas de 3. Mas a chave desta série foram mesmo os desperdícios de bola. Com a exceção do jogo 1, o time que perdeu menos a bola venceu o jogo, mesmo que por uma margem pequena. Mas, mais do que isso, para mim o Clippers levou por que foi mais frio nos momentos decisivos. Enquanto o Warriors travou, o Clippers jogava com muita descontração, até mesmo fazendo pontes-aéreas.


Oklahoma City Thunder 4x3 Memphis Grizzlies

Para mim essa série foi a melhor de todas. Foi a primeira série na história da NBA a ter 4 prorrogações seguidas (jogos 2,3,4 e 5, com 3 vitórias dos Grizzlies), muitas jogadas de quatro pontos em momentos importantes das partidas e basquete esforçado e bem-jogado. Scott Brooks utilizou muito bem Durant como ala-pivô no segundo que Dave Joerger retirou Gasol ou Randolph, e isso causou muitas dificuldades aos Grizzlies, que responderam dando a bola para Gasol perto da linha do lance livre e utilizando movimentações inteligentes por trás dos ultra-agressivos defensores do Thunder. Mas o jogo sete acabou não sendo realmente um jogo, já que a NBA estupidamente suspendeu Zach Randolph por se desentender com Steven Adams no jogo 6. Os Grizzlies até surpreenderam o time de Oklahoma City no início, principalmente pelo ótimo começo de Gasol, mas depois do primeiro quarto Brooks percebeu que sem Randolph o Memphis não tinha um jogador que pudesse punir o Thunder no garrafão por usar Durant como 4, e a partir daí o Grizzlies não teve mais chance.