Kobe Bryant fez, na partida que terminou agora (com vitória dos Lakers por 88/85 contra os Hornets) uma das piores partidas de sua carreira. Chutou 3/21, fez 11 pontos, 3 rebotes, 5 assistências, 4 faltas, 1 turnover e mesmo assim, salvou o time com um arremesso de três pontos a 30 segundos do fim, quando os Lakers perdiam por 85/83. Isso mostra como é genial. Mesmo em partidas ridículas, consegue tirar um coelho da cartola no finalzinho para dar a vitória ao time. E o mais genial é o seguinte: TODOS os seus 11 pontos foram no último quarto.
31/03/2012
Nadal desiste, Djoko domina
Rafael Nadal desistiu de enfrentar Andy Murray pelas semifinais do masters 1000 de Miami. Com dor nos joelhos, o espanhol disse sentir muito por ter de desistir, mas ele falou que não estava aguentando. Djokovic foi arrasador, principalmente no primeiro set para espantar a zebra do torneio, Juan Monaco. Foi espetacular no primeiro set, vencendo todos os games sem dar chances ao argentino e fez 6/0 em 27 minutos. No segundo set o argentino começou melhor, conseguindo vencer seu primeiro game na partida. No quinto game Novak conseguiu a quebra e deu a entender que levaria sem maiores problemas, mas sacando para o jogo foi surpreendido e o set foi para o tie-break. Lá, Djoko manteve a calma para triunfar. Porém ele tem que tomar cuidado, pois Murray está mais descansado (passou duas rodadas por desistência) e um vacilo desse (de ser quebrado sacando para o jogo) contra o britânico pode ser fatal.
28/03/2012
Roddick brilha e bate Federer
Roddick deu um show contra Roger Federer. Forehands poderosos, saques precisos, backhands desconcertantes, de tudo usou Andy para derrotar o vencedor de 16 Grand Slams. Os dois tem jogos memoráveis, como a final de Wimbledon de 2009, em que o americano fez provavelmente a maior partida de sua carreira, apesar de perder chances incríveis de fazer 2 a 0 e matar o jogo, acabou perdendo e Federer virando para se tornar o recordista de Grand Slams. Roddick segurou o primeiro set até o tie-break. Nele, o suíço errou demais e deixou o americano sair na frente. No segundo set apareceu o Federer que derrotou Nadal em Indian Wells. Com lances brilhantes o suíço não deu chances a Andy para empatar o jogo em 6/1. Chegamos ao terceiro set. Roddick conquistou uma quebra e serviu para a partida em 5/4. O suíço não se abalou e abriu 15/30. Aí foi a hora de Roddick brilhar. Se manteve frio, disparou winners de todos os lados e confirmou o saque e a partida. 24 horas depois, Roddick aparece contra Juan Monaco totalmente desanimado. Toma 7/6 6/0 e sai do torneio. Impressionante, não?
Se Nadal fosse consistente era muitíssimo improvável perder, pois enfrentava um oponente que corre muito, e essa é sua estratégia, porém ninguém ganha de Nadal assim, pois em correria o espanhol é um mestre. E foi isto que aconteceu. Sem ceder chances Rafa venceu com duplo 6/4 e está nas quartas. Djoko e Murray também venceram sem dificuldades.
Se Nadal fosse consistente era muitíssimo improvável perder, pois enfrentava um oponente que corre muito, e essa é sua estratégia, porém ninguém ganha de Nadal assim, pois em correria o espanhol é um mestre. E foi isto que aconteceu. Sem ceder chances Rafa venceu com duplo 6/4 e está nas quartas. Djoko e Murray também venceram sem dificuldades.
25/03/2012
O começo de Miami
Miami começou. Bellucci perdeu, Nadal passeou, Djoko errou muito mas superou Bahgdatis, Federer enfrentou dificuldades no final do segundo set mas avançou e Murray passou tranquilamente. Nessa rodada, (a que ainda não aconteceu) já há jogos bem interessantes, como Federer x Roddick (em que Roger enfrenta seu maior freguês, sim, Roddick é mais freguês que Soderling), Djokovic x Troicki, o jogo dos saques entre Kevin Anderson e Mardy Fish, mas o que seria o melhor deles (Murray x Raonic) não acontecerá, pois Raonic se machucou e não poderá enfrentar o britânico. Considero Miami o melhor dos Masters, pois é onde costumam acontecer os melhores jogos, como aquele entre Nadal e Djokovic na final do ano passado, com Djoko triunfando no tie-break do terceiro set. Neste torneio eu aposto no título de Novak Djokovic, que, caso vença mantém mais 1000 pontos.
24/03/2012
O monstro Bynum
Andrew Bynum é o próximo Dwight Howard. Mais uma vez ele desequilibrou ontem, contra o Portland Trail Blazers, com 28 pontos e 9 rebotes. Sua temporada é tão boa que ele já é o número 14 na corrida do MVP (o segundo pivô na corrida). Se conseguir superar seu físico frágil pode se tornar o líder dos Lakers nos próximos 3 anos, quando Kobe Bryant iniciar sua fase descendente. Junto com Pau Gasol forma, talvez o melhor garrafão da NBA. Ele também tem sido arrasador com performances esplêndidas como contra os Wolves.
Vamos a comparação entre Bynum e Howard:
Bynum Howard
Pontos por jogo: 18 21
Rebotes por jogo: 12.5 14.8
Assistências pg: 1.5 1.9
Roubadas pg: 0.5 1.5
Tocos pg: 2 2.2
% de arremessos: 0.582 0.582
% de lances livres: 0.664 0.484
Minutos pg: 35.9 38.3
Conclusão: Howard ainda é consideravelmente melhor, mas a evolução de Bynum é impressionante.
Vamos a comparação entre Bynum e Howard:
Bynum Howard
Pontos por jogo: 18 21
Rebotes por jogo: 12.5 14.8
Assistências pg: 1.5 1.9
Roubadas pg: 0.5 1.5
Tocos pg: 2 2.2
% de arremessos: 0.582 0.582
% de lances livres: 0.664 0.484
Minutos pg: 35.9 38.3
Conclusão: Howard ainda é consideravelmente melhor, mas a evolução de Bynum é impressionante.
18/03/2012
Federer derrota Isner e é campeão em Indian Wells
Roger Federer derrotou o americano John Isner por 2 a 0 (7/6 e 6/3) e foi campeão pela quarta vez no torneio disputado em Indian Wells. Ambos erraram demais no primeiro set, mas o suíço foi mais consistente no tie-break para largar na frente na final. No segundo set, uma aula de tênis do Federer que está voltando a ser o Federer de 3 anos atrás. Se a bola fosse azul no segundo set, Isner não teria percebido. Com este título Federer iguala o recordista em Masters 1000, seu amigo e rival Rafael Nadal, com 19 títulos. Agora Federer tem 73 títulos na carreira e três na temporada.
Lucas decide jogo emocionante; Corinthians empata no último minuto
Lucas fez chover no Morumbi contra o Santos. Fez de tudo, dribles desconcertantes, passes excelentes, e gols. O São Paulo não deu chances ao Santos no primeiro tempo. O Santos chegou apenas numa falta cobrada dentro da área que Borges pegou de primeira e obrigou Dênis a fazer ótima defesa. O tricolor chegou várias vezes, com Paulo Miranda, Cícero e Jadson, e com quase todas as jogadas orquestradas por Lucas, que eclipsava Neymar e Ganso. Logo no começo do segundo tempo, Durval acertou Lucas por trás, em um lance que eu não expulsaria, mas não seria nem um pouco absurdo se o juiz o tivesse feito. Logo depois, Elano bateu escanteio, a zaga são paulina falhou e a bola sobrou limpa para Edu Dracena empatar. Logo depois, Rodrigo Caio, que vinha anulando Neymar, foi expulso por falta dura no craque santista. (teoricamente, neste momento o jogo viraria nas mãos do Santos, o que na verdade não aconteceu). Em seguida, uma mudança de cada lado. Leão tirou Jadson e pôs Piris, Muricy tirou Adriano e pôs Felipe Anderson. Mesmo com um a menos e o jogo empatado, o São Paulo continuava melhor. Tanto que aos 21, Luis Fabiano tabelou com Lucas e sofreu pênalti, batido por ele mesmo com categoria para desempatar. Porém, sem Rodrigo Caio Neymar conseguiu se libertar da marcação São Paulina e ficar livre para receber de Alan Kardec, driblar Dênis e empatar. Pouco depois, Felipe Anderson teve a chance para o Santos virat a partida, mas parou na ótima defesa de Dênis. Aos 41, Lucas recebeu lançamento excelente e entrou na área com a bola dominada, e passou para Cortês do outro lado, que chutou na trave, com a bola voltando nos pés de Lucas para dar números finais a partida. E o Santos teve muita sorte de não tomar mais.
O Corinthians tomou o primeiro gol aos 35. Continuou dominado pelo Comercial, mas em boa escapada de Élton ele sofreu pênalti e Emerson converteu. O Comercial insistiu e fez mais dois gols, praticamente selando a partida. Mas todos sabemos o que muitas vezes o Corinthians consegue fazer nestas situações. E hoje não foi diferente. Gilsinho, de cabeça, diminuiu aos 44, e, no último minuto, Ramon aproveitou rebote e empatou para o Corinthians.
O Corinthians tomou o primeiro gol aos 35. Continuou dominado pelo Comercial, mas em boa escapada de Élton ele sofreu pênalti e Emerson converteu. O Comercial insistiu e fez mais dois gols, praticamente selando a partida. Mas todos sabemos o que muitas vezes o Corinthians consegue fazer nestas situações. E hoje não foi diferente. Gilsinho, de cabeça, diminuiu aos 44, e, no último minuto, Ramon aproveitou rebote e empatou para o Corinthians.
16/03/2012
O sorteio da Champions
Foram sorteadas as quartas de final da Uefa Champions League.
Abaixo dos confrontos vão meus palpites.
Benfica x Chelsea
O Chelsea classificou no sufoco, mas tem muito mais time e não deve dar chances ao Benfica.
Real Madrid x APOEL
Apesar do APOEL ter surpreendido o Lyon, não deve ter chances contra o Real.
Olympique x Bayer de Munique
O Bayer é mais time, mas eu acho que o Olympique surpreende e se classifica.
Milan x Barcelona
O Milan é um time forte, mas não o suficiente para vencer o melhor time do mundo.
Abaixo dos confrontos vão meus palpites.
Benfica x Chelsea
O Chelsea classificou no sufoco, mas tem muito mais time e não deve dar chances ao Benfica.
Real Madrid x APOEL
Apesar do APOEL ter surpreendido o Lyon, não deve ter chances contra o Real.
Olympique x Bayer de Munique
O Bayer é mais time, mas eu acho que o Olympique surpreende e se classifica.
Milan x Barcelona
O Milan é um time forte, mas não o suficiente para vencer o melhor time do mundo.
Um bom dia de fechamento
Foi bom ontem o dia que fechou a época de trocas na NBA. Com dois brasileiros trocados, um se dando bem, o outro mal. Nenê, que havia fechado um contrato de 5 anos com os Nuggets faz 5 meses, foi despachado para o Washington Wizards, um dos piores times da NBA, por JaVale McGee. Nenê deve estar irritadíssimo com os Nuggets neste momento. Ele era cobiçado por times grandes, mas foi leal aos Nuggets, e 5 meses depois é sumariamente despachado para um dos piores times da NBA. Agora, junto com John Wall tentará reerguer o péssimo Washington. Já no caso de Leandrinho, a mudança foi para melhor, muito melhor. Ele estava jogando pelo fraquíssimo Toronto Raptors, brigado com o treinador, e jogando pouco, pois o melhor jogador do time era de sua posição. Agora, nos Pacers, chega a um time que estará (provavelmente) nos playoffs, que ganhará muitos jogos, e com um time forte.
Ramon Sessions, foi trocado para os Lakers em troca de uma futura escolha do draft mais Luke Walton e Jason Kapono, ótima troca para os Lakers.
Mas depois dessa troca muito boa, o GM dos Lakers deslizou. Em vez de trocar o péssimo Steve Blake (precisava trocar um armador) acabou trocando Derek Fisher para o Houston, pelo regular Jordan Hill.
O Portland Trail Blazers trocou o bom Gerald Wallace para os Nets por Shawne Williams e Mehmet Okur. Ótimo para os Nets, para os Blazers, nem tanto.
Na maior derrocada do dia de fechamento, o Golden State Warriors trocou seu melhor jogador, Monta Ellis, e o belo defensor Ekpe Udoh por Stephen Jackson e Andrew Bogut. Jackson foi diretamente trocado para os Spurs por Richard Jefferson (outra bobeada do GM dos Warriors).
Ramon Sessions, foi trocado para os Lakers em troca de uma futura escolha do draft mais Luke Walton e Jason Kapono, ótima troca para os Lakers.
Mas depois dessa troca muito boa, o GM dos Lakers deslizou. Em vez de trocar o péssimo Steve Blake (precisava trocar um armador) acabou trocando Derek Fisher para o Houston, pelo regular Jordan Hill.
O Portland Trail Blazers trocou o bom Gerald Wallace para os Nets por Shawne Williams e Mehmet Okur. Ótimo para os Nets, para os Blazers, nem tanto.
Na maior derrocada do dia de fechamento, o Golden State Warriors trocou seu melhor jogador, Monta Ellis, e o belo defensor Ekpe Udoh por Stephen Jackson e Andrew Bogut. Jackson foi diretamente trocado para os Spurs por Richard Jefferson (outra bobeada do GM dos Warriors).
15/03/2012
Foi quase
Talvez em sua melhor partida no piso sintético, Thomaz Bellucci esteve muito perto de ganhar de Roger Federer. Sacou muito bem em toda a partida, principalmente no primeiro set, no qual dominou amplamente o suíço. No segundo set, o serviço de Roger apareceu, e foi sua vez de dominar e vencer o set. O terceiro set começou disputadíssimo, com ambos confirmando facilmente seus serviços, sacando muitíssimo bem. E no 4/4 que surgiu a grande chance do brasileiro. Ele foi agressivo e chegou a 0/30. Mas Federer disparou dois aces e dominou os dois pontos seguintes liquidando as chances do brasileiro e conquistando a quebra e o jogo no game seguinte.
14/03/2012
Dupla prorrogação
O que mais acontece nesta temporada da NBA, com qualidade técnica muito aquém do que costuma apresentar, é que, como os jogadores se desgastam muito, a chance de zebras (ou jogos emocionantes entre times fracos e times fortes) aumenta demais. Por exemplo, ontem o Memphis Grizzlies (sem Zach Randolph e Rudy Gay, seus dois melhores jogadores) fez com que os Lakers, em uma das melhores partidas da carreira de Andrew Bynum (37 pontos e 16 rebotes) e uma também excelente partida de Kobe (34 pontos) precisassem de duas prorrogações para vencê-los, e os Grizzlies chegaram ao último período com uma confortável vantagem de 10 pontos. Claro, os Grizzlies jogaram bem, com Marc Gasol dando um baile no irmão mais velho durante todo o jogo, com o time todo fulminando os Lakers com ótimos contra-ataques, mas mesmo assim, o monstro Bynum superou as dificuldades e levou os Lakers à vitória.
12/03/2012
Nada muda, o problema é estrutural
Pouco ou nada muda a saída de Ricardo Teixeira da CBF e do COI. A entrada de José Maria Marín, ou piora ou no máximo mantém essa lástima que é o futebol brasileiro. Como o problema é estrutural, já era esperado que qualquer um que pudesse suceder Teixeira seria igual (ou pior) a ele. Os presidentes de clubes e federações tentam armar uma eleição para boicotar Marín, mas também qualquer outro que pudesse ser eleito pelos presidentes de federaações também seria igual ou pior a Marín e Teixeira. Nada muda e provavelmente não mudará enquanto continuar assim.
Acontece, mas foi uma pena
A lesão faz parte do esporte. Mas evidentemente fiquei frustrado com a lesão de Ricky Rubio contra os Lakers, que o deixará de 6 a 9 meses fora das quadras, dificultando as chances do Minnesota Timberwolvea de chegar aos playoffs. Ele rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em um choque com Kobe Bryant, nos segundos finais de uma derrota por 105 a 102 contra o Los Angeles Lakers. E com isso, deixa a disputa para calouro do ano da NBA apenas com Kyrie Irving, agora favorito absoluto. Uma pena para os Wolves, uma pena para a NBA, para a seleção espanhola, pena para as olímpiadas, e sem dúvida, para o fã de basquete.
Que grande vitória!
Uma grande vitória de Thomaz Bellucci sobre o austríaco Jurgen Melzer no Masters 1000 de Indian Wells por 6/3 6/3 sem dar grandes chances ao adversário, dominando todo o jogo. Apesar disso, Melzer parecia completamente desinteressado, e Bellucci apenas pôs a bola na quadra e esperou os erros que vieram. Andy Murray perdeu (replay 2011) na primeira rodada para o razoável Guilhermo-Garcia López por 6/4 6/2 (??????????). Mas fora essa zebra, apenas algumas zebras menores, como a vitória do Andujar contra o Mayer... Roger Federer (jogando resfriado) venceu Denis Khudia (quem?) por 6/1 6/4. Nadal venceu o esforçado argentino Leonardo Mayer por 6/1 6/3 em seu primeiro jogo depois de 40 dias, e apesar de um jogo contra Mayer não ser parâmetro, sua performance foi satisfatória. Novak Djokovic apenas passeou contra Andrey Golubev (6/3 6/2).
07/03/2012
A chave de Indian Wells
Vai começar o primeiro Masters 1000 do ano. É o de Indian Wells. O maior mistério da chave, é de qual lado Murray e Federer ficam. Ficou Murray com Nole e Roger com Nadal. É a prova de fogo para Federer, que vem jogando muito, e se bater Nadal consolida um ótimo começo de temporada. Thomaz Bellucci tem uma estreia facílima para o nível Masters, o tcheco Lukas Rosol (QUEM?) e depois um cabeça de chave em declínio, um jogo difícil, mas ganhável.
Djoko tem um qualifier e depois Anderson ou Philip...
Murray tem Guilhermo Garcia López e depois Troicki, que quase o eliminou em Roland Garros naquele jogo tenebroso em que o britânico jogou com o tornozelo torcido.
Nadal, que não joga desde janeiro, tem provavelmente Leonardo Mayer e depois o compatriota Marcel Granollers (É o Top 4 com o jogo mais fácil, pois nunca que um espanhol vai ganhar do Nadal).
Federer tem Tursunov e depois Raonic, que começou bem a temporada e pode causar problemas ao suíço vencedor de 16 Grand Slams.
05/03/2012
Não foi surpreendente
Muitos jornais e sites tem achado esplêndida a temporada de Roger Federer. Com 2 títulos em 4 disputados, Roger não enfrentou o líder do ranking, Novak Djokovic, e quando enfrentou Rafael Nadal foi batido sem apelação, e isso no torneio que mais importava. Ou seja, ele não enfrentou nenhum dos jogadores que o bateram regularmente no ano passado. Tudo bem, ele também teve uma vitória inapelável contra cada um (e contra Djokovic, um jogo quase ganho no US Open), mas não sei se seu volume de jogo evoluiu o suficiente para estar no nível dos dois jogadores que dominam o circuito. Foi ótima sua vitória de Andy Murray e ambas contra Juan Martín Del Potro, mas creio que seu volume de jogo precisa aumentar mais (ou o dos adversários diminuir) para ele voltar a liderança do ranking ou ganhar um Grand Slam.
Kevin é um monstro
Kevin Love, ala-pivô do Minnessota Timberwolves é decididamente um monstro. No ano passado, com seu time fazendo a pior campanha da história da NBA, ele marcou 53 double-doubles seguidos!!!!!!!!!
Esse ano tem contado com jogadores melhores no time, como Ricky Rubio, Derrick Williams, Michael Beasley, mas mesmo assim, continua arrasando. Só alguns dias atrás, marcou 42 pontos e 10 rebotes para arrasar os Trail Blazers e zerar a campanha dos Wolves. Ele é o segundo maior reboteiro da liga (chegou a ser o primeiro) Com média de 13.5 rebotes por jogo, atrás apenas de Dwight Howard, que tem 15. Também não posso deixar de contar as esplêndidas pontes-aéreas com Ricky Rubio, ótimo armador dos Timberwolves. Nesse ano, seu arremesso evoluiu, e acho que ele já tem jogo para competir com as grandes estrelas da liga (Kobe, LeBron, Wade, Dwight Howard, Rose).
Esse ano tem contado com jogadores melhores no time, como Ricky Rubio, Derrick Williams, Michael Beasley, mas mesmo assim, continua arrasando. Só alguns dias atrás, marcou 42 pontos e 10 rebotes para arrasar os Trail Blazers e zerar a campanha dos Wolves. Ele é o segundo maior reboteiro da liga (chegou a ser o primeiro) Com média de 13.5 rebotes por jogo, atrás apenas de Dwight Howard, que tem 15. Também não posso deixar de contar as esplêndidas pontes-aéreas com Ricky Rubio, ótimo armador dos Timberwolves. Nesse ano, seu arremesso evoluiu, e acho que ele já tem jogo para competir com as grandes estrelas da liga (Kobe, LeBron, Wade, Dwight Howard, Rose).
Grandes confrontos
Foram grandes confrontos ontem na NBA. Knicks e Boston, Rajon Rondo marcou 12 pontos, 17 rebotes e 20 assistências!! Mas mesmo assim, se não fosse um arremesso de três de Paul Pierce para empatar o jogo no estouro do cronômetro, tudo teria ido por água abaixo. Na prorrogação o Boston foi superior e levou a vitória. Lakers e Heat era o jogo que mais prometia da noite. LeBron teve 25 pontos, 13 rebotes, 7 assistências e 3 roubadas de bola, e mesmo assim, menos 13 de eficiência. Pois chutou 12/26, 3 turnovers e 1 falta. E, claro, a falta total de pontos no clutch time. Kobe, por sua vez marcou 33 pontos e 3 rebotes, Ajudando os Lakers a vencerem por 93 a 83. Deron Williams fez a melhor pontuação de sua carreira (que foi o recorde da história dos Nets) e ajudou seu time a bater os Bobcats por 104 a 101. Deron fez 57 (!!!) pontos e 7 assistências, mas também 5 turnovers. E um deles a 9 segundos do fim, o que quase levou o jogo para a prorrogação. O destaque dos Bobcats foi Maggete, que fez 25 pontos e 7 rebotes. Os Clippers venceram os Rockets na prorrogação por 105 a 103 em ótima partida de Chris Paul, com 28 pontos e 10 assistências. Com o jogo empatado no final do último quarto, faltando 5 segundos, Chris Paul foi para cima, e arremessou, decretando a vitória. Não, na verdade não, pois quando o cronômetro estourou antes da bola deixar suas mãos. Mas na prorrogação Blake Griffin brilhou e levou os Clippers à vitória. No último grande jogo da noite, os Nuggets venceram os Spurs por 99 a 94, mas Gary Neal poderia ter empatado para os Spurs a 5 segundos quando estava 97 a 94. Mas ele errou de três e deu a vitória aos Nuggets. Este jogo marcou a volta de Manu Ginóbili, que, em 23 minutos marcou 8 pontos, 4 rebotes e 5 assistências. Tiago Splitter jogou muito bem, com 6 pontos e 4 rebotes.
02/03/2012
Djoko perdeu
É, nos últimos tempos isso tem virado um grande acontecimento. Desta vez Murray teve um de seus dias inspirados assim como quando deu um pneu em Nadal em Tóquio no ano passado. Foi relativamente fácil essa vitória diante de Djoko, por 6/2 7/5, e poderia ter sido ainda mais fácil, mas Murray falhou sacando para o jogo e achei que Djokovic se reergueria. Apenas Murray é capaz de coisas assim. Esmagar o melhor jogador do momento sem aparente dificuldade, como se fosse fácil. Claro, isso tudo sem ser nos Grand Slams. Na outra semifinal do ATP 500 de Dubai, Roger Federer derrotou Juan Martín Del Potro pela segunda semana consecutiva por 7/6 7/5 e enfrentará Andy Murray na final. Seria a quarta final seguida do sérvio, que buscaria o quarto título.
Assinar:
Postagens (Atom)