30/01/2012

Jogaços

A madrugada de ontem foi recheada de grandes jogos na NBA. O Miami Heat bateu o Chicago Bulls em casa por 97 a 93, com espetaculares 24 segundos finais. O Miami vencia por 94 a 93, e Derrick Rose tinha a bola no contra-ataque, foi em velocidade, e tomou o toco. Conseguiu recuperar a bola e tomar a falta, mas aí o que acontece? Ele desperdiça ambos os lances livres. LeBron também toma a falta em seguida, também desperdiçando dois lances livres, mas no rebote Mario Chalmers tomou a falta, fazendo o primeiro e desperdiçando o segundo. Os Bulls pediram tempo e saíram em velocidade com a bola, tomando a falta e fazendo o primeiro e errando o segundo. Segundos depois, Wade faz bela cesta e mata o jogo. Em partida espetacular de Varejão e de Kyrie Irving, os Cavs viraram espetacularmente para cima dos Celtics, com 18 pontos e 9 rebotes para Varejão, que ainda defendeu muito bem Paul Pierce a dois segundos do fim, em um arremesso que daria a vitória ao Boston. O destaque do Boston foi Ray Allen, que marcou 22 pontos. Os Mavs abriram muito e bateram os Spurs por 101 a 100. No último quarto, os Spurs acertaram tudo de fora e abriram 5 pontos. O Dallas reagiu, com Tiago Splitter fazendo boa cesta e abrindo 2 para os Spurs, mas errando o lance livre, com Nowizki pegando o rebote e passando a Jason Terry, que fez cesta a quatro segundos do fim, empatando a partida. Os Spurs saíram rapidamente e acertaram arremesso duvidoso no estouro do cronômetro. San Antonio comemorava a vitória, mas a arbitragem decidiu com o replay que a bola ainda não havia deixado a mão do jogador quando o cronômetro estourou, e a partida foi para a prorrogação. Os Spurs acertaram uma bandeja e tomaram a falta, com um lance livre para empatar o jogo em 101 a 14 segundos do fim. O lance livre não caiu, e o Dallas tomou falta no próprio garrafão, e errou ambos os lances livres, com 10 segundos para o San Antonio virar o jogo. Dois arremessos errados e o Dallas ficou com a vitória. Kobe Bryant quebrou o recorde de tiros de quadra dos Lakers em toda a história, na vitória dos Lakers sobre os Timberwolves por 106 a 101, em uma partida que estava empatada a 3 minutos do fim. Kobe ainda pegou 14 rebotes na vitória dos Lakers. Com 32 pontos de Chauncey Billups e 25 de Chris Paul, os Clippers tiraram a série de vitórias dos Nuggets, por 109 a 105.

Nadal se esforça, mas o título é de Djokovic

Rafael Nadal fez partida espetacular ante Novak Djokovic. Foi muitíssimo agressivo e dominou o sérvio no primeiro set, falhando com uma dupla-falta para perder o segundo. Tomou um vareio no terceiro set, mas equilibrou mais uma vez no quarto, salvando três chances de quebra que dariam a Djoko a chance de servir para o jogo. Virou um tie-break tenso, que parecia perdido, sacou em 4/2 no set decisivo e mesmo assim, perdeu pela sétima vez consecutiva para Novak Djokovic, na terceira final de Slam seguida. O sérvio recuperou heroicamente a quebra no quinto set, conseguindo mais uma em 5/5, para servir para a partida. O espanhol chegou a ter break-point, mas Novak conseguiu salvá-lo para vencer a partida e defender 2000 pontos. Em termos de ranking, a vantagem caiu para 3195, ainda uma bela vantagem, que no máximo será tirada aos poucos, pois em quase todos os torneios importantes, Djoko foi campeão, e o espanhol, vice.

27/01/2012

Os melhores da NBA

(Hoje em dia, digo últimas 3 temporadas)
1: Kobe Bryant: Bryant faz tudo espetacular: jogadas, defesas, tocos, enterradas, o melhor do mundo...

2: Dwyane Wade: O armador do Heat tem um físico frágil, mas pontua e arma muito bem, com ótima porcentagem nos tiros de quadra.

3: Dwight Howard: O melhor pivô dos últimos 5 anos (desde que o Shaq parou de jogar em alto nível) e o jogador de defesa dos últimos quatro anos.

4: LeBron James: O ala do Heat tem alto índice de pontuação e rebotes, mas não o coloquei mais para cima por causa de suas amareladas nas duas finais de NBA que disputou.

5: Kevin Durant: Segundo do draft de 2007, rendeu muito desde seu primeiro ano da NBA, e é o líder em pontos por partida nos últimos dois anos, além de uma boa marca em assistências.

6: Dirk Nowizki: Brilhou ao levar o Dallas ao título na temporada passada, e carrega o time do Texas nas costas há muito tempo.

7: Chris Paul: Na minha opinião, o melhor armador do Oeste, disparado. Um dos líderes em roubadas de bola e assistências.

8: Derrick Rose: O MVP da temporada passada é o líder do belo time do Chicago, pontuando muito.

9:Amar'e Stoudemire: Mesmo com a chegada de Carmelo Anthony, continua mandando e desmandando nos Knicks. Fraco defensivamente, mas ótimo nos arremessos de quadra.

10:  Russel Westbrook: Faz dupla com Durant conduzindo o Thunder, fazendo com ele Alley-Ops impressionantes, além de um belo número de assistências.

Murray se supera, mas Djokovic vence em 5h e vai à final

Que jogaço entre Novak Djokovic e Andy Murray, repetindo a final do ano passado! Murray jogou uma das melhores partidas de sua carreira, abriu 2 sets a um, mas Novak foi guerreiro, deu um baile no quarto set e uma quebra no quinto, 5x2. Murray confirmou seu serviço, e com o rival sacando para o jogo, Murray quebrou de 0, confirmou o serviço e ficou tudo igual. 5x5. Murray teve 15/40 para sacar para o jogo, Djoko salvou heroicamente, empatou e chegou a um game-point. Murray salvou e teve a terceira chance de quebra, mais uma vez salva pelo sérvio, que aí sim confirmou o serviço, quebrando em seguida e vencendo a partida.

26/01/2012

Lakers batem Clippers e empatam retrospecto ante os rivais na temporada

O L.A. Lakers bateu o L.A. Clippers por 96 a 91, com 24 pontos de Kobe Bryant. Nos dois confrontos entre os times de LA na temporada regular, cada time venceu uma. Na saída do jogo, Chris Paul se demonstrou irritado (com razão) pela atitude debochada de Pau Gasol de passar a mão em sua cabeça. Pelos Clippers, Chris Paul marcou discretos 4 pontos, mas foi bem com 12 assistências. Blake Griffin foi o cestinha com 26 pontos. O mago das enterradas ainda apanhou 9 rebotes. Pelos Lakers, Metta World Peace (Ron Artest) e Kobe Bryant distribuíram o jogo, com 7 assistências cada, e Pau Gasol fez excelente double-double com 23 pontos e 10 rebotes. Sem Dirk Nowitzki, o Dallas foi massacrado pelo Minnesotta Timberwolves, com 31 pontos de Kevin Love, que acaba de renovar com o time. Kevin ainda apanhou 10 rebotes. Ricky Rubio conseguiu ótimas 4 roubadas de bola, com 12 assistências e 17 pontos. Pelo Dallas o cestinha foi Jason Terry com 17 pontos.

Nadal mantém supremacia nos Grand Slams, conta com 60 erros de Federer e vai à final

Rafael Nadal venceu Roger Federer pela décima vez em Grand Slams. E pela oitava vez, saiu da quadra vitorioso. A cada vez que o Federer dava uma bola alta no forehand do Nadal, e subia sem estar no meio da quadra, dando uma bola fácil pro Rafa, me dava vontade de perguntar pro suíço:
Você acha mesmo que o Nadal vai errar essa bola?
Isso aconteceu muuuuitas vezes, e o Federer foi passado em todas elas. No jogo se viu um Federer errático a partir do 2/2 do segundo set, até o mágico tie-break do terceiro. Federer cometeu vários erros e Nadal abriu 6/1. A partir daí o suíço ficou com sangue nos olhos, venceu 4 pontos seguidos e botou pressão no espanhol. Aí um belíssimo ponto, Nadal matando o set e ficando muito perto de vencer o jogo. Federer ficou frustrado por salvar 4 set-points e ainda assim perder o set. Entrou desligado no quarto set, cedeu dois break-points. Nesse momento, (finalmente) o saque do suíço começou a funcionar, ele salvou os breaks e voltou ao jogo. Em 3/4, Nadal demorou muito para confirmar o serviço, cedeu break-points, mas no final conseguiu devolver o saque ao suíço em 4/4. Quebrou facilmente, e foi servir para a partida. Conseguiu match-point, Roger heroicamente salvou, e conseguiu break-point em seguida, salvo pelo espanhol, que logo depois cedeu mais um break point, também salvo. Neste ponto, Nadal finalmente consegue outro match-point e mata a partida em 6/7 6/2 7/6 6/4.

25/01/2012

Nas semis, os Big Four se garantem

Se foi uma surpresa Nishikori bater Tsonga nas oitavas, podemos dizer que as quartas não tiveram surpresa, com o Top 4 nas semis, felizmente com confrontos diferentes (cansa ver o Murray massacrado pelo Nadal em três semis de Grand Slam seguidas). Federer e Nadal fazem a primeira semi de Slam entre os dois desde Roland Garros 2005, quando Nadal venceu seu primeiro Slam. Em qualquer piso que não seja a quadra sintética indoor (leia-se ATP Finals e Bercy) o favorito é o espanhol, que foi bem menos exigido até agora no torneio. Do outro lado, Murray enfrenta Djokovic para repetir a final do ano passado. Obviamente, o sérvio é favorito, mas o britânico ainda está invicto na era Lendl. Será que chegou a vez de Murray?

A rivalidade Ceni x Marcos

Ninguém discute. Rogério Ceni e Marcos são ídolos para seus clubes, mas sempre existiu uma rivalidade (entre as torcidas, pois são amigos) sobre quem foi (uso o termo foi pois Marcos se aposentou) melhor. Nos quatro pontos principais que definem um goleiro -- agilidade, reflexo, saída do gol e reposição de bola -- cada um leva vantagem em dois. Rogério em reposição e agilidade, Marcos em reflexo e saída do gol. Porém, a diferença que Ceni impõe em matéria de reposição é brutal, e mesmo descontando isso, ele foi decisivo de muitas maneiras diferentes também marcando gols. Agora falando de falhas em jogos importantes, Marcos falhou na final do mundial contra o Manchester United, mas Rogério também, contra o Inter na final da Libertadores. Em matéria de títulos, Rogério venceu muito mais, mas a títulos dou um mérito menor, pois também faz diferença o resto do time. Apenas um time europeu quis contratá-los. O mesmo, o Arsenal, rejeitado por ambos. Marcos brilhou na seleção, ao contrário de Ceni, mas mesmo assim, creio que o goleiro tricolor tenha sido superior ao palmeirense. Sutilmente, mas superior.

21/01/2012

Poucas surpresas nesse começo de Aberto da Austrália

Tá, é verdade que Murray perdeu um set para Ryan Harrison, que Mardy Fish perdeu para Alejandro Falla, que Thomaz Bellucci e Ricardo Mello passaram à segunda rodada, e jogaram bem, apesar de perderem para Monfils e Tsonga, respectivamente. Mas mesmo com isso, as oitavas de final masculinas são mais ou menos o que era esperado. O que eu acho dos jogos:
Parte de baixo:
Del Potro x Kolhsreiber: argentino não deve ter dificuldades. 3x0 Del Potro.
Federer x Tomic: a jovem australiano vem jogando bem, mas Federer é uma pedreira dura demais. 3x1 Federer.
Berdych x Almagro: o espanhol não tem jogo na quadra dura para segurar o theco. 3x1 Berdych.
Feliciano López x Nadal: Feliciano é muito fraco mentalmente e é freguês de Rafa. 3x0 Rafa.

Parte de cima:
Djokovic x Hewitt: o australiano lutou para bater Raonic, mas não deve nem mesmo endurecer a partida diante do número 1 do mundo. 3x0 Djokovic.
Gasquet x Ferrer: Gasquet surpreendeu ao dar uma surra em Tipsarevic, mas no máximo tira set do paciente espanhol. 3x1 Ferrer.
Murray x Kukushin: o pupilo de Ivan Lendl vem jogando melhor, mas enfrenta um franco atirador, que bateu Gael Monfils. Não acredito que Kukushin tenha paciência suficiente para bater um exímio defensor como o escocês. 3x0 Murray.
Tsonga x Nishikori. Tsonga foi precipitado e hesitante na partida contra Gil, mas mesmo assim, não acho provável que o japonês endureça um pouco mais a partida. Mas elevar o nível seria bom, para ter autoconfiança para a possível quarta de final contra Murray. 3x1 Tsonga.

20/01/2012

Os Lakers são ele

Os Lakers são ele. Os Lakers ganham partidas porque ele chuta demais. Mas os Lakers perdem partidas porque ele chuta demais. Ele é Kobe Bryant, na minha opinião, o melhor do mundo. Em um dia bom, não há quem o segure, e evidentemente, as manchetes sobre o jogo são sempre assim: "Bryant leva os Lakers a mais uma vitória". Com razão, por sinal, pois ele é o maestro do time. Mas quando tem atuações ridículas, 6-46 contra o Denver, para ficar em apenas um exemplo, ninguém o culpa, sempre se arruma um bode expiatório. A culpa é só dele quando tem atuações ridículas? Não, pois a bola para demais em sua mão, e ele acaba chutando demais. O que define, na minha opinião, se os Lakers vencem ou não (contra times equiparáveis ou mais fortes) é se os chutes de Bryant entram ou não. O time tem um belíssimo quinteto titular, mas falta banco ao Lakers.

Baseados neste começo de temporada. meus palpites para o ano da NBA

Kobe levanta e derruba os Lakers. Derrick Rose está jogando muito. LeBron continua instável. Wade e Bynum tem físico frágil demais. Dwight Howard não consegue levar mais o Orlando nas costas. Baseados nessas observações sobre o começo da temporada, vou mandar meus palpites sobre a temporada da NBA:
Classificados no Oeste: (na ordem)
1: Oklahoma City Thunder
2: L.A. Clippers
3: Utah Jazz (não, você não está louco, eu de fato falei Utah Jazz)
4: Portland Trail Blazers
5: San Antonio Spurs
6: L.A. Lakers
7: Minessota Timberwolves
8: Memphis Grizzlies
Classificados no Leste: (na ordem)
1: Chicago Bulls
2: Philadelphia Sixers
3: Miami Heat
4: Atlanta Hawks
5: Cleveland Cavaliers( Com os Wolves e com o Utah você já achava que eu enlouqueci, agora você tem certeza)
6: Orlando Magic
7: Boston Celtics (não importa quanto ruim esteja o time do Boston,Rajon Rondo vai acabar dando um jeito)
8: New York Knicks
MVP da temporada regular: Kevin Love
Calouro do ano: Kyrie Irving
Quinteto do ano da NBA:  Derrick Rose, Kobe Bryant, LeBron James, Blake Griffin e Dwight Howard (pelo milésimo ano consecutivo)
Finais do Oeste: L.A. Clippers x Oklahoma City Thunder (a juventude triunfa)
Finais do Leste: Chicago Bulls x Miami Heat
Final da NBA: Oklahoma City Thunder x Chicago Bulls
Campeão da NBA: Oklahoma City Thunder
MVP das finais: Russel Westbrook


17/01/2012

A (im)provável greve, e a briguinha entre Nadal e Federer

Esse é um dos assuntos mais velhos da história do tênis, mas está mais nas manchetes desde o US Open do ano passado, quando Rafael Nadal, Andy Murray e Andy Roddick foram obrigados a jogar 15 minutos em quadras molhadas e se irritaram profundamente. Sim, é o assunto do calendário, e os tenistas tops, estão muito certos em querer um calendário mais enxuto, mas eles precisam convencer os lá atrás no ranking, que simplesmente é complicado ficar um mês sem ganhar dinheiro. Nadal e Federer, sempre parceiros e amigos, tiveram uma discussão para saber quem ia susceder Adam Helfantcna presidência da ATP. Federer é o presidente do conselho dos jogadores, Nadal é o vice. Agora mais uma vez, pois Federer que até então tinha se mantido calado sobre o assunto do calendário, se declarou contra. Disse que é bom para o suíço se manter fora disso, pois ele continua um gentleman enquanto os outros se queimam. Também disse que qualquer um pode ter a opinião que quiser, mas isso não o impede de ver o circuito melhorado. Pouco depois ele se desculpou com o suíço, que declarou não ter ressentimentos.

15/01/2012

Os torneios preparatórios para o Australian Open

Amanhã começa o primeiro grand slam do ano, o Australian Open. Por isso, vou escrever um pouco sobre os torneios preparatórios. Vamos começar pela primeira semana. Em Doha o título foi para Tsonga, que bateu Federer por W.O. na semi e derrotou Monfils, que havia batido Nadal. Tsonga está em ótima fase, e no grand slam em que foi finalista em 2008 é um dos favoritos ao título. Batendo os dois principais cabeças, ambos Top 10, o canadense Milos Raonic venceu seu segundo título na carreira em Chennai, na
India. Agora ele já figura no top 25. Em um torneio que o único jogo que teve que suar foi o duelo da segunda rodada contra Gilles Müller, em que perdeu o primeiro set e precisou de tie-break no segundo, Andy Murray foi o campeão do torneio de Brisbane, seu primeiro título com o novo técnico, Ivan Lendl. No aberto de São Paulo, Thiago Alves se livrou de um 2011 muito difícil e começou com título o ano de 2012, batendo Rogério Silva na final. Na segunda semana David Ferrer conquistou o bicampeonato consecutivo e o terceiro título do torneio de Auckland, vencendo o torneio sem maiores problemas, sobre o belga Olivier Rochus. No ATP menos badalado pré-Australian Open, Jarrko Nieminen saiu do qualificatório e foi campeão. Este foi seu segundo título, o primeiro tendo sido em Auckland 2006.

14/01/2012

Me enganei, Kobe é mais gênio que antes

E o monstro Kobe Bryant está no auge de sua carreira. Marcando pela terceira vez consecutiva mais de 40 pontos, em uma só partida, ajudando os Lakers a baterem os Cavs por 97 a 92. O Miami Heat perdeu sua terceira partida consecutiva, para o Denver Nuggets. Dwyane Wade saiu machucado, mas no tempo em que esteve em quadra, decepcionou, marcando 17 pontos em 28 minutos. O Chicago Bulls, time com a melhor campanha na NBA venceu ontem o Boston Celtics, com os ótimos 16 rebotes de Luol Deng. E mais essa derrota só mostra como de fato o time do Boston envelheceu.

13/01/2012

Meus palpites para o Australian Open

Vencedor da parte superior da chave A: Novak Djokovic
Vencedor da parte inferior da chave A: David Ferrer
Vencedor da parte superior da chave B: Andy Murray
Vencedor da parte inferior da chave B: Tsonga
Vencedor da parte superior da chave C: Del Potro
Vencedor da parte inferior da chave C: Federer
Vencedor da parte superior da chave D: Wawrinka
Vencedor da parte inferior da chave D: Nadal
Vencedor da chave A: David Ferrer
Vencedor da chave B: Tsonga
Vencedor da chave C: Federer
Vencedor da chave D: Nadal
Final: Ferrer x Federer
Campeão: Roger Federer
obs: Isso não significa nada, eu sou péssimo de palpite.

A chave do Aberto da Austrália

Saiu hoje a chave do primeiro Grand Slam do ano, disputado no tórrido verão australiano. O cabeça 1 Novak Djokovic enfrenta o italiano Paolo Lorenzi, o mesmo que tirou Bellucci e um set de Nadal no Masters de Roma. A primeira possibilidade de jogo difícil para o líder do ranking é nas oitavas-de-final, contra Raonic, Hewitt ou Roddick. Nas quartas enfrentaria Ferrer ou Tipsarevic, que são os únicos jogadores bons da parte de baixo da chave A. Na parte de cima da chave B, Andy Murray estreia contra Ryan Harrison, e tem como provável rival nas oitavas o francês Gael Monfils, ou Thomaz Bellucci (sonhar não custa nada, rrsrsrsrs). Na outra parte da chave, Jo-Wilfried Tsonga tem como principal rival o compatriota Gilles Simon, que, convenhamos, não é grande ameaça. Del Potro é o principal nome da parte superior da chave C, com Mardy Fish como maior rival. Na parte inferior, Roger Federer tem muita sorte! Por melhor que Dolgopolov seja, não dá nem pra pensar no suíço perdendo pra ele em um Grand Slam. Nadal tem uma chave teoricamente mais difícil, mas só pegou freguês, como Feliciano López, Almagro, Bagdathis, Berdych...
Os brasileiros:
Thomaz Bellucci estreia contra Dudi Sela (continuo com raiva do US Open), depois Monfils (osso!).
Feijão tem Matheww Ebden (nunca ouvi falar) e depois Nishikori.
Mello enfrenta um qualifier e Tsonga...


Kobe continua tão gênio quanto antes; Washington sai do zero

Pois é. Kobe Bryant, chamado de velho por muitos, mostrou nesses dois últimos jogos, que ainda tem muito basquete pela frente, marcando, por dois jogos seguidos, 48 (contra o Phoenix) e 40 (contra o Jazz) nesta segunda partida dando aos Lakers sua primeira vitória fora de casa na competição. E o Washington Wizards venceu sua primeira partida na temporada, contra o Toronto Raptors do brasileiro Leandrinho, que fez boa partida, mas insuficiente para a vitória da equipe. A surpresa destes dias de jogos foi a vitória do Golden State Warriors sobre o Miami Heat, na prorrogação, por 111 a 106, conseguindo tirar os Warriors da lanterna do Oeste e tirando o Miami da liderança do Leste. No dia seguinte, o Miami perdeu de novo, para o L.A Clippers,  mais uma vez na prorrogação, em partida decepcionante do armador Dwyane Wade, que marcou apenas 17 pontos. Pelos Clippers o destaque foi Chris Paul, com 26 pontos e 11 assistências.

10/01/2012

Nessas últimas rodadas, os favoritos venceram

Nos últimos dias da NBA, os favoritos venceram, por exemplo, o Portland bateu os Cavs, apesar de boa partida do brasileiro Anderson Varejão, com 10 rebotes e 8 pontos. Sem Zach Randolph, seu principal jogador, os Grizzlies perderam para os Lakers no Staples Center, por 90 a 82, com um quase double-double de Kobe, que marcou 26 pontos e deu 9 assistências, importantíssimas para a vitória do time de Los Angeles. O Minnesota Timberwolves perdeu para o Toronto Raptors, do brasileiro Leandrinho, por 97 a 87, uma das 4 vitórias do Toronto.

07/01/2012

Nesses dois dias de basquete, Washington Wizards se manteve sem vencer

Nesses jogos da NBA, ainda tem um time que não venceu. É o Washington Wizards, que perdeu para o New York Knicks, ontem. Anteontem, o Dallas nem viu a cor da bola contra o rival texano, San Antonio Spurs, que não contam com seu melhor jogador, o ala-armador Manu Ginóbili, que quebrou a mão, mas mesmo assim os Spurs venceram por 93 a 71. Com seus dois principais astros no banco, o Miami Heat bateu o Atlanta Hawks em três prorrogações, chegando a 7 vitórias e 1 derrota, para o próprio Atlanta. O destaque do time da Flórida foi o ala-pivô Chris Bosh, que marcou 33 pontos e 14 rebotes, marcando a vitória do Miami por 116 a 109. O Portland Trail Blazers bateu os Los Angeles Lakers por 107 a 96 em espetacular partida de Gerald Wallace, que marcou 31 pontos e assegurou a vitória dos Blazers. O pivô brasileiro Anderson Varejão marcou um double-double na vitória do Cleveland sobre o Minnesota Timberwolves por 98 a 87. O Los Angeles Lakers bateu o Golden State Warriors em brilhante partida de Kobe Bryant, que marcou 39 pontos, e foi decisivo para o time de Los Angeles.

06/01/2012

Monfils joga muito; Tsonga dá sorte e avança

O francês Gael Monfils jogou muito e virou contra Rafael Nadal, que vinha de ótima vitória sobre Mikhail Youzny. O francês venceu tranquilamente o primeiro set por 6/3, mas o espanhol reagiu e abriu 4x1 no segundo set, mas jogou um péssimo sexto game, foi quebrado e a partir daí perdeu todos os games e o jogo, com o francês marcando 6/3 e 6/4. O suíço Roger Federer desistiu de enfrentar Jo-Wilfried Tsonga, com dores nas costas que começaram na vitória contra Andreas Seppi, e para se poupar para o Australian Open preferiu descansar, propiciando a final francesa em Doha.

05/01/2012

Nadal e Federer dominam e avançam

O dia de hoje (na verdade ontem, porque já são 2 da manhã) foi tranquilo para os dois principais favoritos ao título do ATP 250 de Doha. Nadal destruiu Denis Gremelmayer por 6/2 6/2, sem em nenhum momento passar dificuldades, como de fato deveria ter sido, diante de um adversário muito inferior. Federer enfrentou um adversário também desconhecido do público, o esloveno Grega Zemlja. No primeiro set, o esloveno chegou a ter duas chances de quebra, ambas salvas pelo tenista da Basileia, antes de fechar em 6/2. No segundo set, o Federer teve mais facilidades em seu serviço, mas mais dificuldades no serviço do adversário, mas jogando bem, conseguiu a quebra e fechou o jogo em 6/3.

04/01/2012

Aconteceu de tudo nesses dois dias de basquete

De fato, aconteceu de tudo. Viradas espetaculares, jogos emocionantes, massacres... O Miami Heat perdeu sua invencibilidade contra o Atlanta Hawks, por 100 a 92. O destaque do Atlanta foi Joe Johnson, com 21 pontos. O do Heat foi LeBron James, com 28. Em casa, o Minnesota Timberwolves bateu o San Antonio Spurs por 106 a 96, com brilhante partida de Kevin Love, que anotou double-double (24 pontos e 15 rebotes). Nessa partida, o ala-armador dos Spurs, o argentino Manu Ginóbili, fraturou a mão, e deve desfalcar o time durante um bom tempo. O Toronto Raptors bateu o New York Knicks fora de casa, com boa participação do ala brasileiro Leandrinho, por 90 a 85. Leandrinho participou por 14 minutos e marcou 10 pontos. O Dallas Mavericks jogou bem e conseguiu sua segunda vitória na competição, justamente contra um dos favoritos, o Oklahoma City Thunder, por 100 a 87. O Chicago Bulls anotou uma virada espetacular, a 9.7 segundos do fim. Faltando 7.7, o Atlanta empatou, mas faltando 3.7 os Bulls tomaram a dianteira, e venceram a partida por 76 a 74. Os espetaculares 22 rebotes do pivô Andrew Bynum foram crucias para os Lakers baterem o Houston Rockets por 108 a 99. Bynum ainda contribuiu com 21 pontos. O cestinha da partida foi o ala-armador Kobe Bryant, que anotou 37 pontos. O destaque do Houston foi o armador Kyle Lowry, que quase chegou ao triple-double, pois marcou 22 pontos, 10 rebotes, e 9 assistências.

Nadal sua, mas vence; Federer atropela

Nadal e Federer, os dois principais favoritos do ATP 250 de Doha, venceram hoje na rodada inicial. Federer nem tomou conhecimento de Nikolay Davidenko, dominando e massacrando o russo durante toda a partida, concretizando sua vitória em 6/2 6/2. Nadal, por outro lado, enfrentou dificuldades para bater o alemão Philip Kohlschreiber em 6/3 6/7 6/3. O jogo começou tranquilo para o vice-líder do ranking, que quebrou uma vez o saque do alemão para fazer 1x0. No segundo set, Philip voltou melhor, e abriu 3 a 0 sem dificuldades, mas Nadal reagiu, empatou e levou para o tie-break, no qual o germânico foi superior e empatou o jogo. Kohlschreiber começou o terceiro set com quebra, que foi devolvida logo após pelo espanhol, que ainda quebrou mais uma vez o saque de seu adversário para ficar com a vitória.

03/01/2012

Aberto de São Paulo

Hoje fui no parque Villa-Lobos, e aproveitei para ver o final do jogo do Rogerinho contra o Demoliner, e me impressionei com duas coisas. Com a potência de seu forehand, e a fragilidade de seu backhand, que o fez sofrer contra um jogador muito inferior. Também fiquei impressionado com a rapidez da quadra. Rogerinho perdeu o primeiro set, 7/6, mas se recuperou, vencendo o segundo por 6/2, até matar tranquilamente o jogo com um 6/1 no terceiro set.

02/01/2012

Um dia imprevisível de basquete

O triple-double (18 pontos, 11 rebotes, 14 assintências) de Rajon Rondo ajudou o Boston a bater o Washington Wizards, por 94 a 86, e chegar a sua segunda vitória na competição, deixando os Wizards com quatro derrotas e nenhuma vitória. O destaque do Washington foi McGee, que chegou ao double-double (16 pontos, 14 rebotes). O Cleveland Cavaliers conquistou sua segunda vitória, ao bater o New Jersey Nets por 98 a 82. O Cleveland venceu, na minha opinião, pela ótima performance em arremessos de três pontos, deixando os Nets sem ação. Os atuais campeões perderam mais uma vez, agora para o Minnesota Timberwolves, que contando com os 25 pontos e 17 rebotes de Kevin Love, venceram por 99 a 82. Os Bulls aplicaram uma sova memorável no Memphis Grizzlies, em um jogo estranhísssimo. Os cestinhas da partida, Brewer e Boozer, ambos do Chicago Bulls, fizeram apenas 17 pontos, porque o Memphis pontuou pouquíssimo, e a pontuação do Chicago foi muito bem distribuída. 104 a 64 para os Bulls. Os Lakers foram a Denver e perderam para os Nuggets em um jogo equilibradíssimo, com o Denver apenas abrindo sua vantagem de 9 pontos, (99 a 90) no último minuto da partida. Creio eu, que a derrota dos Lakers se deve muito à ineficácia de Kobe Bryant nos arremessos, acertou apenas 6, de 28! No Denver o destaque foi Ty Lawson, que chegou ao double-double (17 pontos, 10 assistências).
O L.A. Clippers quebrou a invencibilidade do Portland Trail Blazers,  com uma belíssima vitória. Ao final do terceiro quarto, a vantagem era de 17 pontos, mas os Blazers fizeram um último quarto impecável, e diminuiram para 5 pontos, a vantagem dos Clippers, que contaram com o double-double de Blake Griffin.

01/01/2012

Três dias de ótimo basquete fecharam o ano de 2011

Os últimos três dias do ano foram dias de um basquetebol respeitabilíssimo. No primeiro dia, tivemos o jogo fora de série, entre Oklahoma e Dallas. O jogo foi disputado, pela primeira vez os atuais campeões conseguiram jogar bem, mas estavam perdendo por 5 pontos, faltando 39.6 segundos. Nesse ponto, Jason Terry faz uma belíssima cesta de três. Faltando 1.4, Vince Carter fez mais uma de três, colocando o Dallas na frente. Enquanto o banco do Dallas já comemorava a vitória, o Oklahoma saiu com um passe longo, direto para Kevin Durant, que fez a cesta de três pontos, para fechar um dos jogos mais espetaculares que já vi na vida, com 104 a 102 para o Oklahoma City Thunder. O pivô Dwight Howard chegou ao número insano de 24 rebotes na vitória de seu time sobre o New Jersey Nets. O Orlando dominou a partida inteira, e conseguiu uma vitória fácil e absoluta. O Houston não deixou o San Antonio, favorito para a partida, ver a cor da bola, com umaa vantagem que chegou a ser de 25 pontos, e mesmo os Rockets jogando com o time reserva no último quarto, os Spurs só conseguiram diminuir a vantagem para 20 pontos. Resultado: Um fácil 105 a 85 para o Houston Rockets. Os Lakers marcaram sua primeira vitória sobre um bom adversário, ao bater o New York Knicks por 99 a 82, em bela partida da dupla Bryant/Gasol. Os Lakers dominaram a partida o tempo inteiro, para mostrar aos Knicks, que se eles têm maiores pretensões no campeonato, é melhor arrumar essa defesa aí...

Vamos ao segundo dia, na minha opinião, o pior tecnicamente. O Miami Heat suou para bater o Minnesota Timberwolves, por 103 a 101, com cesta de Wade a 4,6 segundos, que praticamente garantiu a vitória do Heat. Os Grizzlies deram show ao bater o Houston Rockets por 113 a 93, em ótima partida de Zach Randolph e do pivô espanhol Marc Gasol, com os Rockets não repetindo a boa atuação da vitória sobre os Spurs.

Agora o último dia. Os Lakers chegaram a sua terceira vitória consecutiva, com show de Bynum que ofuscou Bryant, que também fez ótima partida. O adversário foi o Denver Nuggets, que saiu derrotado por 92 a 89, em Los Angeles.Mostrando como o time tem altos e baixos, os Rockets bateram o invicto Atlanta Hawks por 95 a 84, com 27 pontos do melhor jogador da equipe, Kevin Martin. Na primeira vitória dos Pistons na temporada, com uma boa partida do sueco Jonas Jerebko, que causou ao Indiana Pacers sua primeira derrota nessa temporada, por 96 a 88.